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Clase: Dissertação
Título : Percepção sobre a cidade de Juiz de Fora (MG) e suas representações por meio de mapas mentais
Autor(es): Barbosa, Gustavo Amaral
Orientador: Batella, Wagner Barbosa
Miembros Examinadores: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Miembros Examinadores: Richter, Denis
Resumo: A presente pesquisa busca analisar as percepções que os jovens escolares têm sobre a cidade de Juiz de Fora, utilizando os mapas mentais como forma de representação desse espaço urbano. A cidade de Juiz de Fora pode ser apreendida de várias maneiras, principalmente por meio da experiência cotidiana de seus habitantes. A experiência é uma prática que se desenrola num espaço geográfico, que é vivido, ocupado e habitado. Uma das formas de experienciar o espaço geográfico da cidade se dá através da percepção, que pode ser considerada a primeira forma de conhecimento de mundo. Este tipo de conhecimento é carregado de subjetividade, pois é reflexo daquilo que cada um vive. Na Cartografia, a subjetividade se encontra nas formas alternativas de representação do espaço, em que são levados em conta o mundo vivido e percebido através das experiências espaciais dos sujeitos, assim, como formas alternativas de representação, tem-se os mapas mentais. Com orientações na metodologia qualitativa, fez-se um estudo de caso com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII. Dito isso, esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar as percepções que os jovens escolares têm sobre Juiz de Fora e como eles a representariam por meio de mapas mentais. Os mapas representam espaços comuns da cidade, mostrando um pouco da rotina dos jovens, além de apresentarem certas individualidades e percepções sobre Juiz de Fora. Com isso, foi notado que a percepção urbana dos jovens está associada à sua rotina escolar e a seus espaços de lazer na cidade, seja ele público ou privado.
Resumen : This research seeks to analyze the perceptions that young students have about Juiz de Fora city, using the mental maps as a way of representing this urban space. Juiz de Fora city can be apprehended in many ways, mainly, through the everyday experience of its inhabitants. The experience is a pratice that unfolds in a geographic space, which is lived, occupied and inhabited. One of the ways to experience the geographic space of the city is through perception, which can be considered the first formo f world knowledge. This kind of knowledge is loaded with subjectivity, because it is a reflection of what each one lives. In Cartography, subjectivity is found in alternative formas of representation of space, which the lived and perceived world is taken into account through the spatial experiences of the subjects, thus, as alternative forms of representation, there are mental maps. With guidelines on qualitative methodology, case study 3rd year of High School students of Colégio de Aplicação João XXIII. Having said that, this research aims to know and analyze the perception that young students have about Juiz de Fora and how they would represent it through mental maps. The maps represent commom spaces in the city, showing a little of young students routine, besides to presenting certain individualities and perceptions about Juiz de Fora. Thereby, it was noted that thew urban perception of young students is associated with their school routine and its leisure spaces in the city, whether public or private.
Palabras clave : Mapas mentais
Jovens escolares
Juiz de Fora
Percepção urbana
Mental maps
Young students
Urban perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16292
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Geografia (Dissertações)



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