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Clase: Dissertação
Título : Desafios da implementação do ensino médio em tempo integral: análise de implementação em duas escolas da periferia de Fortaleza-CE
Autor(es): Tavares, Mariliana Costa
Orientador: Alviano Júnior, Wilson
Miembros Examinadores: Oliveira, Ayra Lovisi
Miembros Examinadores: Oliveira, Moacyr dos Santos
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão estudado analisou as dificuldades de implementação da política pública de escola em tempo integral pelas escolas aqui denominadas Escola A e Escola B, localizadas na periferia de Fortaleza-CE. O referido processo foi iniciado, na Escola A, em 2019, e, em 2018, na Escola B, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, com previsão de ampliação gradual aos demais anos escolares. A execução da política pública, porém, tem enfrentado desafios em ambas escolas. A partir disso, foi definido o seguinte questionamento: como superar os desafios de implementação da política pública de escola em tempo integral nas escolas analisadas? O objetivo geral da presente pesquisa foi fazer uma análise do processo de implementação da política de educação em tempo integral no Ceará e propor ações para sanar os desafios relacionados às situações que a envolvem. Em que pese a intenção governamental de ampliar políticas públicas de educação em tempo integral em curto espaço de tempo para atender às metas do Plano Nacional de Educação, a hipótese ora defendida seria a de que muitos problemas enfrentados nas escolas que aderem a políticas públicas educacionais de tempo integral ocorrem devido à celeridade com que são implementadas e à falta de suporte que as ampare nesse processo. Para que a análise da situação aqui apresentada fosse possível, as referências teóricas foram pautadas nas reflexões de Condé (2012), Parente (2016), Mainardes (2006), Ball (1992) e Gonçalves (2006). A metodologia utilizada baseou-se em estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, para analisar as situações enfrentadas na implementação dessa política nos referidos locais. Para isso, foram entrevistados gestores e professores das duas escolas. Os dados coletados a partir das entrevistas serviram de suporte para o planejamento de ações que possam minimizar os desafios enfrentados pelas escolas no que diz respeito à implementação da política de tempo integral, à formação de professores para o Ensino Médio de tempo integral e reorganização estrutural da escola.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional master’s degree in education management and education Evaluation of the Policy Center and Evaluation of the Education of the Federal University of Juiz de Fora. The management case studied analyzed the difficulties in implementing the full-time school policy by schools: School A and School B, located on the outskirts of the city of Fortaleza. This process was started at School A in 2019, and in 2018 at School B, with first year of high school students, with gradual expansion to other school years expected. However, the implementation of the public policy has faced challenges in both schools. From this, the following question was defined: how to overcome the challenges to the implementation of the full-time school public policy in the analyzed schools? The general objective of this research was to analyze the implementation process of the full-time education policy in the state of Ceará and to propose actions to solve the challenges related to the situations that involve it. Despite the government's intention to expand public policy for full-time education in a short period of time to meet goals of the National Education Plan, the hypothesis defended it would be that many problems faced in schools adhere to full-time educational public policy occurs due to celerity in the implementation process and lack of support that patronize them in this process. For the analysis of the situation concerning the implementation of public policy it would be possible, the theoretical references were based on the reflections of Condé (2012), Parente (2016), Mainardes (2006), Ball (1992) and Gonçalves (2006). The methodology used was based on a case study, through a qualitative approach, to analyze the situations faced in the implementation of this policy in these places. For this, managers, and teachers from the two schools were interviewed. The collected data from the interviews served as support for the planning actions that can minimize the challenges faced by schools considering the implementation of the full-time policy, training teachers for full-time secondary education and structural reorganization of the school.
Palabras clave : Educação em tempo integral
Políticas públicas
Ceará
Full-time education
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16287
Fecha de publicación : 4-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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