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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso sobre o processo de implementação e progresso da educação financeira em escolas do município de Engenheiro Caldas.
Autor(es): Dias, Fernanda Lima
Primeiro Orientador: Machado, Kascilene Gonçalves
Membro da banca: Corrêa, Stela Cristina Hott
Membro da banca: Almeida, Renato Antônio de
Resumo: No Brasil a educação financeira vem conquistando espaço ao longo dos anos, principalmente a partir do decreto N°7.397 que formalmente instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Desde então surgiram novos projetos e leis que visam disseminar a educação financeira nas escolas do ensino fundamental e médio, no entanto somente depois das determinações da Base Nacional Comum Curricular que o tema se tornou obrigatório no currículo pedagógico das escolas do país. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é verificar como ocorre o processo de implementação e progresso da educação financeira em uma escola. Essa pesquisa é de natureza exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa, e adota o método do estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário aberto para professores e diretor e questionário misto para os alunos. Os resultados obtidos mostram que a inclusão da educação financeira nas instituições analisadas é uma prática recente, no entanto, a escola é a segunda principal fonte de informação que os estudantes possuem acesso sobre a questão financeira e a maior parte dos alunos compartilham essas informações aprendidas com seus amigos e familiares. Notou-se também que os alunos estão conscientes da importância de educação financeira e engajados no aprendizado dos conteúdos ensinados na escola sobre o assunto. Em ambas as instituições analisadas, os professores recebem treinamentos e capacitação para abordar a educação financeira em sala de aula. O maior desafio identificado pelos professores está na falta de abertura para modificação de conteúdos.
Abstract: In Brazil, financial education has been gaining ground over the years, mainly since decree N°7,397, which formally established the National Financial Education Strategy. Since then, new projects and laws have emerged that aim to disseminate financial education in primary and secondary schools, however, it was only after the determinations of the National Common Curricular Base that the topic became mandatory in the country's pedagogical curriculum. In this context, the objective of this work is to verify how the process of implementation and progress of financial education occurs in a school. This research is exploratory in nature, uses a qualitative approach, and adopts the case study method. To collect data, an open questionnaire was used for teachers and principal and a mixed questionnaire for students. The results obtained show that the inclusion of financial education in learning institutions is a recent practice, however, the school is the second main source of information that students have access to on financial issues and most students receive this information from their friends and family. It was also noted that students are aware of the importance of financial education and engaged in learning the content taught at school on the subject. In both developed institutions, teachers receive training and qualifications to address financial education in the classroom. The biggest challenge identified by teachers is the lack of openness to modifying content.
Palavras-chave: Educação financeira
Escola
Implementação
Engenheiro Caldas
Financial education
School
Implementation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16278
Data do documento: 21-Nov-2023
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