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Type: Dissertação
Title: O Impacto na cadeia produtiva do turismo de Juiz de Fora (MG): análise da dinâmica demográfica organizacional e dos fatores contingenciais do segmento hoteleiro e de suas estratégias de sobrevivência no contexto pandêmico (2020- 2022) na percepção de seus gestores
Author: Freesz, Stela
First Advisor: Pimentel, Thiago Duarte
Co-Advisor: Carvalho, Fabíola Cristina Costa
Referee Member: Silva, Alfredo Rodrigues Leite da
Referee Member: Pimentel, Mariana Pereira Chaves
Resumo: A pandemia trouxe implicações para todas as sociedade e setores econômicos, em especial para o setor do turismo. Sabe-se que os fatores demográficos organizacionais e contingências influenciam o desenvolvimento de todos os setores da economia. Esta pesquisa, então, se desenvolve a partir da seguinte questão: como os fatores contingenciais derivados do contexto produzido pela pandemia de SARSCOV-19 impactaram na seleção demográfica organizacional do setor hoteleiro de Juiz de Fora e quais eventuais respostas organizacionais, por meio de ações, práticas e estratégias gerenciais de adaptação destas empresas? Para tanto, recorreu-se às teorias da Teoria da Contingência e da Ecologia Organizacional para, por meio do mapeamento do perfil demográfico do segmento hoteleiro de Juiz de Fora, identificar os fatores demográficos organizacionais e contingenciais do setor hoteleiro de JF e em que medida se relacionam com as ações, práticas e estratégias gerenciais de adaptação e seleção das empresas em face dos fatores contingenciais produzidos por este “novo ambiente” contexto derivado da pandemia de SARSCOV-19. Optou-se por uma metodologia mista de pesquisa, que engloba aspectos qualitativos e quantitativos. A parte quantitativa refere-se aos dados secundários da pesquisa, enquanto a qualitativa refere-se aos dados primários. Da população de empreendimentos existentes, ao todo 49 estabelecimentos no setor hoteleiro de Juiz de Fora, a amostra final foi de 18 organizações estudadas, mediante entrevistas realizadas com os seus gestores (executivos) principais, sendo, portanto, esta uma limitação da pesquisa. Fez-se a coleta de dados através de entrevista e técnica de bola-de-neve para a seleção de respondentes. Posteriormente os dados foram organizados por meio de planilhas e analisados usando a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a realização de cruzamentos e triangulação de fontes e resultados. Os resultados indicam que os hotéis sofreram grande impacto com a pandemia e que seja pelo fechamento de empresas seja por restrições do contexto, levou-se o segmento hoteleiro a uma adaptação forçosa no momento da pandemia e no pós-pandemia, dentre as quais destacam-se: a) a necessidade de melhor compreender o perfil do novo cliente, b) adoção de estratégias diferentes de sobrevivência, c) corte de custos e de pessoal e reduções de valores dos serviços, d) recebimento de auxílio do governo e e) adoção de TIC’s e divulgação nas redes sociais. Percebeu-se ainda que eles atuam de forma independente e competem entre si o que dificulta, em parte, o desenvolvimento do setor uma vez que a comunicação possuí ruídos. Conclui-se que pandemia impactou o setor levando assim o setor a estabelecer um novo padrão de atuação, quiçá mais precarizado de relações laborais.
Abstract: The pandemic brought implications for all societies and economic sectors, especially for the tourism sector. It is known that demographic, organizational, and contingency factors influence the development of all sectors of the economy. This research, therefore, arises from the following question: how did the contingency factors derived from the context produced by the SARSCOV-19 pandemic impact the organizational demographic selection of the hotel sector in Juiz de Fora, and what were the eventual organizational responses, through actions, practices, and managerial adaptation strategies of these companies? To this end, we turned to the theories of Contingency Theory and Organizational Ecology to map the demographic profile of the hotel segment in Juiz de Fora, identifying the demographic, organizational, and contingency factors in the hotel sector of JF and to what extent they relate to the actions, practices, and managerial adaptation and selection strategies of companies in the face of the contingency factors produced by this "new environment" derived from the SARSCOV-19 pandemic. We opted for a mixed research methodology, encompassing qualitative and quantitative aspects. The quantitative part refers to secondary research data, while the qualitative part refers to primary data. From the population of existing enterprises, a total of 49 establishments in the hotel sector in Juiz de Fora, the final sample consisted of 18 organizations studied, through interviews with their main managers (executives), which is a limitation of the research. Data was collected through interviews and snowball technique for respondent selection. Subsequently, the data was organized using spreadsheets and analyzed using content analysis techniques, which allowed for data cross-referencing and source triangulation. The results indicate that hotels were greatly impacted by the pandemic, and due to business closures and contextual restrictions, the hotel segment was forced to adapt during the pandemic and postpandemic, including: a) the need to better understand the profile of the new customer, b) adoption of different survival strategies, c) cost cutting and staff reductions, and service price reductions, d) government assistance, and e) adoption of ICTs and social media promotion. It was also noted that they operate independently and compete with each other, which partly hinders the development of the sector as communication has some noise. In conclusion, the pandemic impacted the sector, leading it to establish a new standard of operation, possibly more precarious in labor relations.
Keywords: Cadeia produtiva do turismo
Gestão hoteleira
Pandemia
Ecologia organizacional
Teoria da contingência
Tourism productive chain
Hotel management
Pandemic
Organizational ecology
Contingency theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2023/00006
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16271
Issue Date: 13-Sep-2023
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