https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16179
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
anaflaviafrotaferreiradacostaoliveira.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Qualidade Educacional: apropriação de resultados da avaliação em larga escala na Unidade de Educação Básica Dra. Maria Alice Coutinho |
Autor(es): | Oliveira, Ana Flávia Frota Ferreira da Costa |
Orientador: | Alves, Alesandra Maia Lima |
Miembros Examinadores: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Luciana da Silva de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa analisou como os docentes da Unidade de Educação Básica (UEB) Dra. Maria Alice Coutinho, da rede municipal de educação básica, localizada em São Luís, capital do Maranhão, compreendem as avaliações externas e apropriam-se dos dados fornecidos por elas para pensar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental desta escola. Frente a esses elementos, a pergunta que impulsionou esta pesquisa foi a seguinte: quais ações os professores e a equipe pedagógica da UEB Dra. Maria Alice Coutinho podem promover para melhorar o desempenho dos estudantes a partir dos resultados fornecidos pelas avaliações externas? O objetivo geral deste estudo foi analisar e compreender de que maneira os resultados das avaliações externas podem ser usados como recurso pedagógico para melhoria da aprendizagem na UEB Dra. Maria Alice Coutinho. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) descrever a prática gestora frente à divulgação e à apropriação dos dados das avaliações externas da UEB Dra. Maria Alice Coutinho, bem como os indicadores da referida escola e as ações pedagógicas desenvolvidas pelo corpo docente com o intuito de impactar positivamente no desenvolvimento do currículo; b) refletir e analisar como os dados das avaliações externas têm sido compreendidos pelos docentes para repensarem as práticas pedagógicas; c) propor ações para uma estratégia de gestão pedagógica dos resultados a fim de promover a cultura de apropriação dos resultados. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa cujo mapeamento das informações na pesquisa de campo foi coletada por meio da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes e a equipe gestora da instituição escolar. Para subsidiar o desenvolvimento deste estudo, apoiaremo-nos nas discussões sobre a qualidade da educação brasileira e o uso pedagógico dos resultados das avaliações externas para toda a escola a fim de promover a elevação no nível de desempenho dos estudantes. Assim, com o Plano de Ação Educacional (PAE), promovemos o debate coletivo na escola acerca dos resultados alcançados. O objetivo é que os resultados das avaliações externas possam ser utilizados como ferramenta de apoio da gestão pedagógica de sala de aula, possibilitando a articulação das práticas pedagógicas e dos projetos educativos desenvolvidos na UEB Dra. Maria Alice Coutinho como estratégia para a integração coletiva e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. |
Resumen : | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research analyzed how the teachers of the Basic Education Unit (UEB) Dra. Maria Alice Coutinho of the municipal basic education network, located in São Luís, capital of Maranhão, understand the external evaluations and appropriate the data provided by them to think about the pedagogical practice in the initial years of elementary school of this school. Faced with these elements, the question that drove this research was the following: What actions can teachers and the pedagogical team of the UEB Dra. Maria Alice Coutinho promote to improve the performance of students from the results provided by external evaluations? The general objective of this study was to analyze and understand how the results of external evaluations can be used as a pedagogical resource to improve learning at UEB Dra. Maria Alice Coutinho. To achieve this objective, the following specific objectives were defined: a) to describe the management practice regarding the dissemination and appropriation of data from UEB's external evaluations. Dra. Maria Alice Coutinho, as well as the indicators of the referred school and the pedagogical actions developed by the teaching staff with the aim of positively impacting curriculum development; b) reflect and analyze how the data from external evaluations have been understood by teachers to rethink pedagogical practices; c) propose actions for a strategy of pedagogical management of the results in order to promote the culture of appropriation of the results. We adopted as methodology the qualitative research whose mapping of the information in the field research was collected through documentary research and semi-structured interviews carried out with teachers and the management team of the school institution. To support the development of this, the study will be based on discussions on the quality of Brazilian education and the pedagogical use of the results of external evaluations for the whole school in order to promote the elevation in the level of performance of students. Thus, with the Educational Action Plan (PAE), we promote the collective debate in the school about the results achieved. The objective is that the results of external evaluations can be used as a support tool for pedagogical classroom management, enabling the articulation of pedagogical practices and educational projects developed at UEB Dra. Maria Alice Coutinho as a strategy for collective integration and development of student learning. |
Palabras clave : | Avaliação externa Ensino fundamental Apropriação de resultados External evaluation Elementary school Appropriation of results |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16179 |
Fecha de publicación : | 8-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons