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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Luís: contribuições para a prática pedagógica
Autor(es): Marques, Lúcia Fernanda Sousa e Sousa
Primeiro Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Lima, Carla da Conceição de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão discute a formação continuada ofertada pela rede municipal de educação de São Luís (SEMED), visando investigar as contribuições da formação para a prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista propor ações para aprimorar essa formação continuada da rede. No aporte teórico, sobre formação inicial e continuada de professores, buscou-se a contribuição de autores como Daniluk (2015), D’Ambrósio (1993), Fonseca (2014), Soares (2004), Barreto (2011), Gatti (2002, 2008, 2010, 2012), Imbernón (2005), Nacarato (2015), Fiorentini (2013), Pimenta (1996,2002). O objetivo geral estabelecido para este estudo foi investigar como as formações oferecidas pela Rede Municipal de Educação de São Luís têm contribuído para a prática formativa dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos que conduziram essa pesquisa foram: (i) descrever o contexto das formações em matemática oferecidas pelo Centro de Formação do Educador (CEFE), bem como os principais resultados alcançados pelas formações; (ii) analisar junto aos professores dos anos iniciais que participaram das formações, de que maneira elas se relacionam e influenciam suas práticas pedagógicas (iii) e propor um plano de ação educacional com o objetivo de aperfeiçoar as formações oferecidas a partir de uma relação mais estreita com as demandas dos docentes. A pesquisa de campo utilizou como metodologia o estudo de caso com a aplicação de questionários com perguntas fechadas para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da Secretaria que participam dos encontros de formação, além de entrevistas estruturadas com formadores. A partir das análises dos dados foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) objetivando aperfeiçoar as formações oferecidas aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís.
Abstract: This dissertation was developed within the framework of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case discusses the continuing education offered by the Municipal Education System of São Luís - Ma (Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED), aiming to investigate the contributions of training to the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School, with a view to proposing actions to improve this continued formation of the network. In the theoretical contribution, on initial and continuing teacher education, we sought the contribution of authors such as Daniluk (2015), D'Ambrósio (1993), Fonseca (2014), Soares (2004), Barreto (2011), Gatti (2002, 2008, 2010, 2012), Imbernón (2005), Nacarato (2015), Fiorentini (2013), Pimenta (1996,2002). The general objective established for this study was to investigate how the training offered by the Municipal Education Network of São Luís has contributed to the training practice of teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School. The specific objectives that led this research were: (i) to describe the context of the training in mathematics offered by the Centro de Formação do Educador (CEFE), as well as the main results achieved by the training; (ii) analyze, together with the teachers in the early years who participated in the training, how they relate to and influence their pedagogical practices (iii) and propose an educational action plan with the objective of improving the training offered from a closer relationship closely with the demands of teachers. The field research used as a methodology the case study with the application of questionnaires with closed questions for teachers who teach Mathematics in the initial years of the Secretariat who participate in the training meetings, in addition to structured interviews with trainers. Based on the analysis of the data, an Educational Action Plan (Plano de Ação Educacional - PAE) was proposed, aiming to improve the training offered to teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School in the Municipal Education Network of São Luís.
Palavras-chave: Professores que ensinam matemática
Formação continuada
São Luís
Teachers who teach mathematics
Continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16175
Data do documento: 8-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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