https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16160
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leonardoqueirogaramos.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ações educacionais para desenvolvimento de competências individuais dos oficiais de justiça da Seção Judiciária do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Ramos, Leonardo Queiroga |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Juliana Goulart Soares do |
Membro da banca: | Oliveira, Jéssica Eloísa |
Membro da banca: | Baeta, Odemir Vieira |
Membro da banca: | Vieira, Naldeir dos Santos |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo identificar as necessidades de treinamento inicial para que o oficial de justiça entre em exercício das suas atribuições, considerando as competências requeridas para a função, supondo-se que o candidato aprovado não detém o conhecimento prévio necessário para executar as atribuições inerentes ao cargo. Para tanto, o referencial teórico privilegiou a teoria sobre o desenvolvimento de competências pelo treinamento, além dos métodos utilizados para seu mapeamento e o levantamento das necessidades de treinamento. A partir de tais fundamentos, a metodologia consistiu em um estudo de caso de caráter qualitativo, centrando-se na percepção dos oficiais de justiça da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ). Foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários contendo escala Likert de cinco posições, a 14 (quatorze) servidores do grupo. O roteiro de entrevista foi orientado por temas, elaborados sob as lentes do referencial teórico, e empregados principalmente procedimentos de análise de conteúdo, sem quantificação. Constatou-se, na pesquisa documental, que os estudos sobre o tema competências, empreendidos no âmbito da Justiça Federal, ainda não abordaram as atividades executadas pelos oficiais de justiça. Os resultados obtidos cumpriram, então, as etapas necessárias para o mapeamento das competências, assim como os questionários aplicados individuais indicaram as lacunas para o desenvolvimento de 6 (seis) competências individuais: eficiência no cumprimento de mandados; comunicação (oral e escrita); atendimento ao público; organização; observação e atenção; autocontrole emocional. Avaliado que os treinamentos oferecidos pela SJRJ não seriam suficientes para esse objetivo, a análise subsidiou a produção do artefato técnico divido em três ações educacionais, em aderência aos objetivos do Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Acredita-se que a pesquisa contribui para o estudo sobre competências no âmbito do Poder Judiciário, sendo aplicável em outros ambientes e para outros grupos sociais, e assim contribuindo para o desenvolvimento de outras áreas da instituição. Na prática, espera-se uma entrega mais célere da prestação jurisdicional para sociedade. |
Abstract: | The research aimed to identify the initial training needs for a process servers to assume their duties, considering the competencies required for the position, assuming that the successful candidate lacks the necessary prior knowledge to perform the inherent duties of the position. To achieve this, the theoretical framework focused on the theory of competency development through training, in addition to the methods used for competency mapping and training needs assessment. Based on these foundations, the methodology consisted of a qualitative case study, focusing on the perceptions of process servers from the Judicial Section of Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were conducted, and questionnaires with a five-point Likert scale were administered to 14 employees in the group. The interview guide was informed by themes developed through the lens of the theoretical framework, and primarily employed content analysis procedures without quantification. In the documentary research, it was observed that studies on the topic of competencies within the scope of the Federal Judiciary had not yet addressed the activities performed by process servers. The results obtained fulfilled the necessary steps for competency mapping, and the individually administered questionnaires revealed gaps in the development of six individual competencies: efficiency in executing warrants, communication (oral and written), public service, organization, observation and attention, and emotional self-control. Assessed that the training offered by Judicial Section of Rio de Janeiro would not be sufficient to achieve this objective, the analysis supported the creation of a technical artifact divided into three educational actions, aligned with the objectives of the Professional Master's Program in Public Administration. It is believed that the research contributes to the study of competencies within the scope of the Judiciary, being applicable in other contexts and for other social groups, thus also contributing to the development of other areas within the institution. In practice, it is expected to lead to a more expeditious delivery of justice to society. |
Palavras-chave: | Mapeamento Gap de competências Poder judiciário Mapping Competency gap Judiciary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16160 |
Data do documento: | 1-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons