Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16078
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sabrinahenriqueschinellato.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, Maria Lucia Santaella-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731pt_BR
dc.creatorChinellato, Sabrina Henriques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948218692100911pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-23T14:37:24Z-
dc.date.available2023-10-23-
dc.date.available2023-10-23T14:37:24Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16078-
dc.description.abstractThe main theme of the proposed research is to investigate the connections between different media environments by studying the aesthetic elements of the news that flows between the analog and the digital. In a qualitative study, the special list "52 places for a changed world” published in the travel section of The New York Times is analyzed following a semiotic path. Therefore, the research aims to observe the spaces in which news flows and what are the transformations, especially in the aesthetic elements acting in the language transported between the printed newspaper, the website and Instagram. To this end, it identifies the particularities and properties of the digital systems that support websites and digital social media. In order to answer the question of how the spaces of flows are setted in the news, the research uses the Semiotic theory as the methodological base for analyzing the special report and identifying its sign strategies, allowing us to speculate on the meanings printed in the news. During the research, it was possible to confirm the hypothesis that the publication makes use of the aesthetic and technological possibilities of each media to attract different segments of the public and offer personalized experiences to the reader. In addition, in the analog printed environment, it was concluded that the news story retains the traditional aesthetic elements and language of the tradicional media, with the major transformation being its production in a bilateral flow between print and digital. The analysis of the phases of the Times' web journalism also showed the marketing influence on the adoption of new digital strategies. It becomes clear that the commercial potential of mattered paywall on the website is what has guided the digital journalism strategies of The New York Times travel section until now.pt_BR
dc.description.resumoInvestigar as conexões entre diferentes ambientes midiáticos, por meio do estudo dos elementos estéticos da notícia que flui entre o analógico e o digital é o tema central da pesquisa proposta. A partir de um estudo qualitativo, é analisada em um percurso semiótico a reportagem “52 places for a changed world”, disponibilizada na editoria travel do jornal The New York Times. Desta maneira, a pesquisa se propõe a observar os espaços de fluxos da notícia e quais são as transformações, em especial, nos elementos estéticos atuantes na linguagem transportada entre o jornal impresso, o site e o Instagram. Para tanto, identifica as particularidades e as propriedades dos sistemas digitais que servem de suporte para os sites e as redes sociais digitais. Sendo assim, para responder como se configuram os espaços de fluxos da notícia na atualidade, a pesquisa utiliza a teoria Semiótica como base metodológica para a análise da reportagem especial na identificação das suas estratégias sígnicas, dando margens para especular-se sobre os sentidos impressos na reportagem. Durante a pesquisa, foi possível confirmar a hipótese de que o jornal dispõe das possibilidades estéticas e tecnológicas de cada meio para atrair diferentes segmentos do público e oferecer experiências personalizadas ao leitor. Além disso, no ambiente tradicional impresso, conclui-se que a notícia mantém os elementos estéticos de linguagem tradicionais do meio analógico, sendo que a grande transformação é a sua produção em um fluxo bilateral entre impresso e digital. A análise das fases do webjornalismo do Times demonstrou também a influência mercadológica na adoção de novas estratégias digitais. Percebeu-se que o potencial comercial das assinaturas pagas no site foi o que, de fato, guiou as estratégias do jornalismo digital da editoria travel do The New York Times até o presente momento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEspaços de fluxospt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectMídias digitaipt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectThe New York Timespt_BR
dc.subjectSpaces of flowspt_BR
dc.subjectDigital journalismpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleEspaços de fluxos no New York Times Travel: do analógico ao digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons