https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16056
File | Description | Size | Format | |
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joaovitordesouzafonseca.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A linguagem do fashion film: notas sobre signos, efemeridade e contemplação |
Author: | Fonseca, João Vitor de Souza |
First Advisor: | Velloso, Isabela Monken |
Referee Member: | Silva, Luiz Fernando Ribeiro da |
Referee Member: | Medeiros, Theresa Christina Barbosa de |
Resumo: | O presente trabalho aborda o universo do fashion film, com base no estudo de sua origem e seus conceitos, além da exploração de sua linguagem e de suas ressonâncias na Moda. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo sintetizar a temática de modo introdutório, sistematizando materiais relevantes com o propósito de expandir sua bibliografia, esta que apresenta lacunas expressivas no âmbito nacional. A partir de uma pesquisa bibliográfica subsidiada pelos autores como Braga (2006), Lipovetsky (2009), Svendsen (2010), Uhlirova (2013a, 2013b), Soloaga e Guerrero (2016), Skjulstad e Morrison (2017), entre outros, foram investigados os elementos que integram o campo audiovisual da Moda e sua relação com as Artes. Além disso, a fim de experimentar a mídia pesquisada, foi produzido o fashion film Dádiva inspirado pela reflexão feita a respeito da cultura japonesa, traçando um paralelo com a atualidade da pandemia, e pela história e estética da designer japonesa Hanae Mori. Dessa forma, o trabalho apresentou as potencialidades que o fashion film oferece tanto como espaço criativo quanto espaço discursivo. |
Abstract: | The present work approaches the fashion film universe based on the study of its origin and concepts, and the exploration of its language and resonance in Fashion. Therefore, the research aimed to synthesize the theme in an introductory way, systematizing relevant materials with the aim of expanding its bibliography since this topic presents some expressive lacks in the national scope. From bibliography research subsidized by authors such as Braga (2006), Lipovetsky (2009), Svendsen (2010), Uhlirova (2013a, 2013b), Soloaga and Guerrero (2016), Skjulstad and Morrison (2017), among others, the research intended to investigate the elements that integrate the Fashion’s audio-visual field and its relations with Arts. In addition, to experiment with the researched media, the fashion film Dádiva was produced inspired by the reflection made about Japanese culture, tracing a parallel with the present in the pandemic and by the history and aesthetic of the Japanese designer Hanae Mory. In this way, the work presented the potential that fashion film offers both as a creative space and as a discursive space. |
Keywords: | Moda Fashion film Linguagens Cultura japonesa Produção de moda Japanese culture Fashion production |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16056 |
Issue Date: | 18-Jan-2023 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Moda - TCC Graduação |
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