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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise das políticas de assistência estudantil para alunos estrangeiros da pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Reis, Paula Mara dos
Primeiro Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Barroso, Dejair Frank
Resumo: A pesquisa busca analisar as políticas de assistência estudantil que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece aos estudantes estrangeiros de pósgraduação e mensurar a efetividade dessas ações. A pesquisa realiza um levantamento acerca das Políticas de Assistência Estudantil, seu histórico de implementação no âmbito nacional e posteriormente no âmbito da instituição. Apresenta uma descrição da trajetória da assistência estudantil no Brasil, de forma ampla, e na UFJF de maneira mais próxima. Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar e analisar as políticas de assistência estudantil existentes na UFJF, identificar o apoio dessas políticas aos estudantes estrangeiros de pós-graduação na instituição e analisar como a UFJF pode aprimorar o acolhimento desses alunos. O objetivo específico desse trabalho é realizar o levantamento e a problematização das políticas de assistência estudantil na UFJF, analisando as principais dificuldades encontradas pelos estudantes estrangeiros e a partir dessa análise propor a criação, ou movimentação das políticas de assistência estudantis já existentes. A abordagem metodológica adotada nesta dissertação é a qualitativa, ainda que em alguns momentos tenha se lançado mão de dados quantitativos para descrever o caso de gestão. Utilizou-se as metodologias de estudo de caso, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. O instrumento de pesquisa estabelecido para a coleta de dados deste estudo foi o questionário. Diante do cenário da pesquisa, a proposta do Plano de Ação Educacional busca novos caminhos para que a assistência estudantil aos alunos estrangeiros possa ser realizada de maneira eficaz, ou seja, resolvendo as principais necessidades apontadas pelos próprios estudantes. E caso seja necessário propor novas ações com intuito de auxiliar o desenvolvimento da internacionalização da pesquisa na UFJF.
Abstract: The research seeks to analyze the student assistance policies that the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) offers to foreign graduate students and measure the effectiveness of these actions. The research carries out a survey about the Student Assistance Policies, its history of implementation at the national level and later at the institution level. It presents a description of the trajectory of student assistance in Brazil, broadly, and at UFJF more closely. This work has the general objective of presenting and analyzing the existing student assistance policies at the UFJF, identifying the support of these policies to foreign postgraduate students at the institution and analyzing how the UFJF can improve the reception of these students. The specific objective of this work is to survey and problematize student assistance policies at UFJF, analyzing the main difficulties encountered by foreign students and, based on this analysis, propose the creation or movement of existing student assistance policies. The methodological approach adopted in this dissertation is qualitative, although at times quantitative data have been used to describe the management case. Methodologies of case study, documentary research and bibliographical research were used. The research instrument established for data collection in this study was the questionnaire. Given the research scenario, the proposal for the Educational Action Plan seeks new ways for student assistance to foreign students to be carried out effectively, that is, solving the main needs identified by the students themselves. And if necessary, propose new actions in order to help the development of the internationalization of research at UFJF.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Internacionalização
Estudantes estrangeiros na pós-graduação
Student assistance
Internationalization
Foreign students in graduate school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16022
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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