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dc.contributor.advisor1Santos, Gisele Barbosa dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCorrêa, Ronald Campos-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T13:11:37Z-
dc.date.available2023-10-09-
dc.date.available2023-10-10T13:11:37Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16021-
dc.description.abstractThe present research, carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP), of the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to investigate the dynamics of implementation of the regulations that govern the continuing education of teachers of the Municipal Department of Education of São Luís-MA (Semed). An analysis is made of the process of developing its own normative body, in which Semed expresses its conception of continuing education. Through the survey of theoretical references, it is sought in the contributions of Gauthier (1998), Pimenta (1999), Marcelo (2009a; 2009b), Nóvoa (2007), Imbernón (2010) and Placco (2003) to establish a nexus that brings reality closer researched from the studies that have stood out from the current discussion about professional development. With the advent of the Covid-19 pandemic, Google Meet was used to conduct interviews with trainers and apply a questionnaire through Google Forms, tracing a record of how the regulations are appropriated by the actors involved in continuing education and their implications. in the training actions developed in schools. It ends with propositions, through the Educational Actions Plan, that envision the effective implementation in schools of the continuing education guidelines proposed by Semed.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo investigar a dinâmica de implementação dos normativos que regem a formação continuada de professores da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA (Semed). Faz-se uma análise sobre o processo de desenvolvimento de um corpo normativo próprio, em que a Semed expressa sua concepção de formação continuada. Por meio do levantamento de referenciais teóricos, busca-se, nas contribuições de Gauthier (1998), Pimenta (1999), Marcelo (2009a; 2009b), Nóvoa (2007), Imbernón (2010) e Placco (2003), estabelecer um nexo que aproxime a realidade pesquisada dos estudos que têm se destacado da discussão atual acerca do desenvolvimento profissional. Com o advento da pandemia da Covid-19, utilizouse o Google Meet para realização de entrevistas com formadoras e aplicação de questionário por meio do Google Forms, traçando um registro de como os normativos são apropriados pelos atores envolvidos na formação continuada e suas implicações nas ações formativas desenvolvidas nas escolas. Finaliza com proposições, por meio do Plano de Ação Educacional, que vislumbram a implementação efetiva nas escolas das diretrizes de formação continuada propostas pela Semed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectSaberes da docênciapt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios na implementação das diretrizes da formação continuada em serviço de professores dos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís-MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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