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Clase: Dissertação
Título : Os desafios na implementação das diretrizes da formação continuada em serviço de professores dos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís-MA
Autor(es): Corrêa, Ronald Campos
Orientador: Santos, Gisele Barbosa dos
Miembros Examinadores: Miranda, Denise Rangel
Miembros Examinadores: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo: A presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo investigar a dinâmica de implementação dos normativos que regem a formação continuada de professores da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA (Semed). Faz-se uma análise sobre o processo de desenvolvimento de um corpo normativo próprio, em que a Semed expressa sua concepção de formação continuada. Por meio do levantamento de referenciais teóricos, busca-se, nas contribuições de Gauthier (1998), Pimenta (1999), Marcelo (2009a; 2009b), Nóvoa (2007), Imbernón (2010) e Placco (2003), estabelecer um nexo que aproxime a realidade pesquisada dos estudos que têm se destacado da discussão atual acerca do desenvolvimento profissional. Com o advento da pandemia da Covid-19, utilizouse o Google Meet para realização de entrevistas com formadoras e aplicação de questionário por meio do Google Forms, traçando um registro de como os normativos são apropriados pelos atores envolvidos na formação continuada e suas implicações nas ações formativas desenvolvidas nas escolas. Finaliza com proposições, por meio do Plano de Ação Educacional, que vislumbram a implementação efetiva nas escolas das diretrizes de formação continuada propostas pela Semed.
Resumen : The present research, carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP), of the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to investigate the dynamics of implementation of the regulations that govern the continuing education of teachers of the Municipal Department of Education of São Luís-MA (Semed). An analysis is made of the process of developing its own normative body, in which Semed expresses its conception of continuing education. Through the survey of theoretical references, it is sought in the contributions of Gauthier (1998), Pimenta (1999), Marcelo (2009a; 2009b), Nóvoa (2007), Imbernón (2010) and Placco (2003) to establish a nexus that brings reality closer researched from the studies that have stood out from the current discussion about professional development. With the advent of the Covid-19 pandemic, Google Meet was used to conduct interviews with trainers and apply a questionnaire through Google Forms, tracing a record of how the regulations are appropriated by the actors involved in continuing education and their implications. in the training actions developed in schools. It ends with propositions, through the Educational Actions Plan, that envision the effective implementation in schools of the continuing education guidelines proposed by Semed.
Palabras clave : Formação continuada
Desenvolvimento profissional
Saberes da docência
Coordenação pedagógica
Continuing education
Professional development
Teaching knowledge
Pedagogical coordination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16021
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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