https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16013
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rafaelribeiroreis.pdf | 17.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, Pedro José de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Cézar Henrique Barra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Menini, Sheila Elisângela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Reis, Rafael Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T13:05:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09 | - |
dc.date.available | 2023-10-10T13:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16013 | - |
dc.description.abstract | Juiz de Fora, the Regional Capital of Zona da Mata Mineira, has in the temporal ballast of one hundred and seventy-three years old surrounded in a serie of regulatory marks, wich rules a geographic-historic outline about it’s urban planning. More precisely since the decade of 1970’s, it has experienced accelerated growth, due to the plans and projects prepared by the local government, wich instigate the demand for better developing it’s urban space, mainly in terms of provinding facilities and access of the populations of the entire city to this urbe area. Recently, due to the creation of a Urban Mobility Plan, it’s turnig better the landscapes of it’s territory, in favor of improvements in Mobility that reach, in a susteinable way, people and not just vehicles. However, the amount of constructions developing in the city points to an increase in urban Mobility that does not contemplate a prioriry action of the remodeling of it’s collective transport system. The main objective of this dissertation is to make na interpretative analysis of urban Mobility presentes in this regulatory marks, from 1970 to 2023, in order to identify the in the city space. The method was based on a extesive bibliographical research in the municipal oficial documents, whose information was basic to the description of the urban mobility evolution in Juiz de Fora at the chronological interval chosen. As a results, detailed knowledge of various local plans and projects was obtained, as well as actions, developed or not, aboute the urban mobility. | pt_BR |
dc.description.resumo | Juiz de Fora, Capital Regional da Zona da Mata Mineira, tem seu lastro temporal de cento e setenta e três anos de idade envolto em uma série de marcos regulatórios, que regem um arcabouço geográfico-histórico acerca de seu planejamento urbano. Mais precisamente a partir da década de 1970, tem experimentado um crescimento acelerado, acompanhado por planos e projetos elaborados pelo poder público local, que instigam a demanda por melhor desenvolver seu espaço urbano, principalmente no que tange a dinamizar e melhorar as facilidades de acesso desta população a todo o conjunto da urbe. Recentemente, com a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, vem transformando as paisagens de seu território em prol de melhorias em mobilidade que alcancem, de modo sustentável, as pessoas, e não apenas os veículos. Entretanto, o compilado de obras em série que foram e ainda estão sendo desenvolvidas na cidade, aponta para um incremento em mobilidade urbana que não contempla uma ação, diga-se, primordial para alcançar de fato tais melhorias: a remodelagem do seu sistema de transporte coletivo. O objetivo principal desta dissertação é tecer uma análise interpretativa sobre os aspectos em mobilidade urbana presentes nestes marcos regulatórios, desde 1970 até 2023, a fim de identificá-los no espaço da cidade. A metodologia adotada baseou-se em uma extensa pesquisa bibliográfica nos documentos oficiais do município, cujas informações foram basilares à descrição da evolução em mobilidade urbana de Juiz de Fora no intervalo cronológico escolhido. Por resultados, obteve-se o conhecimento detalhado de diversos planos e projetos locais, e das ações, desenvolvidas ou não, sobre mobilidade urbana. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Marcos regulatórios | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Urban planning | pt_BR |
dc.subject | Regulatory marks | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana em Juiz de Fora: histórico e marcos regulatórios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License