https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15991
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
wilsonfernandesdeoliveira.pdf | 750.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Apropriação dos resultados das avaliações do SIMAVE/PROEB na Escola Estadual Santo Antônio de Salinas |
Autor(es): | Oliveira, Wilson Fernandes de |
Orientador: | Santos, Marcelo Câmara dos |
Miembros Examinadores: | Menezes, Marcus Bessa de |
Miembros Examinadores: | Aguiar, Glauco da Silva |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed /UFJF). A pesquisa investigou de que maneira a Escola Estadual Santo Antônio de Salinas (nome fictício utilizado para preservar a identidade da instituição), localizada em Salinas, Minas Gerais, tem se apropriado dos resultados das avaliações externas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), pertencente ao Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). O estudo se justifica a partir do reconhecimento da importância das avaliações externas como potencial instrumento para gestão escolar e diante da necessidade de que essa ferramenta concretize sua potencialidade. O objetivo geral consistiu em investigar como a escola pesquisada se apropria dos resultados das avaliações externas e associa os dados à gestão das práticas pedagógicas. Os objetivos específicos foram analisar o contexto das avaliações externas em larga escala no cenário nacional e mineiro, tendo como foco o processo de apropriação de resultados; analisar como as equipes gestora e pedagógica da Escola Estadual Santo Antônio de Salinas têm realizado a apropriação de resultados das avaliações externas do Simave/Proeb e investigar a vinculação entre esse processo e as práticas pedagógicas da instituição. Assumiu-se como hipótese que haveria a necessidade de aprimoramento da gestão pedagógica para utilizar os resultados das avaliações externas de maneira mais eficaz. Utilizouse como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo e, como instrumentos de coleta de dados, o questionário e a entrevista coletiva. O estudo de caso permitiu constatar que, embora existam, na escola investigada, práticas objetivando a apropriação de resultados das avaliações externas, tais medidas necessitam de aperfeiçoamento quanto às concepções envolvidas e à articulação entre os atores escolares. Nesse sentido, propomos um Plano de Ação Educacional (PAE), orientado à implementação de uma nova cultura de apropriação de resultados das avaliações externas do Simave/Proeb na escola analisada, pautado pela atenção à formação dos profissionais, ao aperfeiçoamento da gestão das práticas pedagógicas e à precedência do trabalho coletivo. |
Resumen : | This dissertation was written as part of a Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation for the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (Caed /UFJF). The research investigated the way in which the state run elementary school Santo Antonio de Salinas (fictitious name used to preserve the identity of the institution) located in Salinas, Minas Gerais, has appropriated the results of the external evaluations conducted by Public Basic Education Network Evaluation Program (Proeb- which belongs to the Minas Gerais Public Education Assessment and Equity System (Simave). This study is justified as we recognize the importance of external evaluations serving as a potential tool for school management and the need for this tool to realize its own potential. The general objective was to investigate how the aforementioned school appropriates the results of external evaluations and correlates the data with the administration of its pedagogical practices. The specific objectives were: to analyze the context of large-scale external evaluations at the national and state levels, focusing on the process of the appropriation of results; to analyze how the administrative and pedagogical teams of Escola Santo Antônio de Salinas have overseen the appropriation of the results of the external evaluations of Simave/Proeb and to investigate the link between this process and the institution's pedagogical practices. We hypothesized that there would be a need to improve the pedagogical management in order to use the results of the external evaluations more effectively. Our methodology employed qualitative research as well as a questionnaire and a collective interview for the collection of data. Although Santo Antonio de Salinas elementary school does exercise certain measures aimed at appropriating the results of external evaluations, the concepts involved and the communication between school departments within those practices need to be improved. Therefore, we propose the installation of an Educational Action Plan (PAE), aimed at implementing a new method of appropriating the results of the external evaluations conducted by Simave/Proeb in the aforementioned school, with a focus on the training of professionals, improvement of the management of pedagogical practices and the prioritization of collective work. |
Palabras clave : | Apropriação de resultados Avaliação externa Gestão pedagógica Results appropriation External evaluation Pedagogy management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15991 |
Fecha de publicación : | 16-sep-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons