https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15989
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
giseleaparecidadeoliveira.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecer para abordar: resiliência de acadêmicos de odontologia na pandemia COVID-19 |
Autor(es): | Oliveira, Gisele Aparecida de |
Primeiro Orientador: | Chaves, Maria das Graças Afonso Miranda |
Co-orientador: | Fabri, Gisele Maria Campos |
Membro da banca: | Raposo, Nádia Rezende Barbosa |
Membro da banca: | Araújo, Rodrigo Máximo de |
Resumo: | Na psicologia, o conceito de resiliência é descrito como uma competência emocional que permite enfrentar e lidar com dificuldades da vida sem desenvolver doenças, adquirindo e desenvolvendo novas potencialidades. A obtenção da resiliência envolve habilidades de adaptação, interação, superação e ressignificação das experiências vividas, onde características individuais devem ser consideradas. Contudo, tais características individuais se encontram em interação e, muitas vezes, dependem do contexto inserido (recursos familiares, sociais e econômicos). O objetivo do estudo foi descrever os níveis de resiliência de estudantes de graduação da área da saúde de uma instituição pública de ensino superior e determinar se estes estão relacionados com fatores demográficos, qualidade de vida e envolvimento acadêmico com atividades extracurriculares durante a pandemia de COVID-19. Foram aplicados questionários sociodemográfico, WHOQOL-BREF de qualidade de vida e Escala de Resiliência Brasileira (RS-14), junto a estudantes do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Na fase de análise, separou-se os respondentes em dois grupos: i) que realizaram atividade extracurricular (CA), e ii) que não realizaram ou não mantiveram atividade extracurricular durante a pandemia (SA). Os escores de qualidade de vida concentraram-se nos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, já os relacionados à resiliência, foram descritos em autossuficiência, significação, perseverança, equanimidade e solidão existencial. Realizou-se Análise de Correlação Canônica (ACC) para inferência da atividade extracurricular nos níveis de qualidade de vida e resiliência. O estudo avaliou 93 estudantes, dos quais 55 pertenciam ao grupo com atividade extracurricular (CA) e 38 sem atividade extracurricular (SA) durante a pandemia. Para ambos os grupos, os escores apontaram bons índices de qualidade de vida, especialmente nos domínios físico e de relações sociais, bem como níveis altos de resiliência por maior parte da amostra. Em relação à ACC, foi possível determinar um único par de variáveis canônicas (U e V), estatisticamente significativo, com λ de Wilks de 0.17457, F(75, 353.87) = 2.07442, p < 0.001. A correlação apresentada por estes pares canônicos foi de aproximadamente 77%, com relação direta nos aumentos de coeficientes de resiliência e qualidade de vida. Concluiu-se que os níveis de resiliência e qualidade de vida não se mostraram estatisticamente diferentes nos estudantes que praticaram atividade extracurricular, sendo assim, ambos os grupos apresentaram bons níveis de resiliência e qualidade de vida durante a pandemia COVID-19. |
Abstract: | In psychology, the concept of resilience is described as an emotional competence that allows facing and dealing with life's difficulties without developing diseases, acquiring and developing new potentialities. Obtaining resilience involves skills of adaptation, interaction, overcoming and re-signification of lived experiences, where individual characteristics must be considered. However, such individual characteristics are in interaction and often depend on the context inserted (family, social and economic resources). The objective of the study was to describe the resilience levels of undergraduate healthcare students at a public higher education institution and to determine whether these are related to demographic factors, quality of life, and academic engagement with extracurricular activities during the COVID-19 pandemic. Sociodemographic questionnaires, WHOQOL-BREF on quality of life and the Brazilian Resilience Scale (RS-14) were applied to undergraduate students in Dentistry at the Federal University of Juiz de Fora. In the analysis phase, the respondents were separated into two groups: i) i) who performed extracurricular activity (CA), and ii) who did not perform or did not maintain extracurricular activity during the pandemic (SA). Quality of life scores were concentrated in the physical, psychological, social relationships and environment domains, while those related to resilience were described in self-sufficiency, meaning, perseverance, equanimity and existential loneliness. Canonical Correlation Analysis (CCA) was performed to infer extracurricular activity on levels of quality of life and resilience. The study evaluated 93 students, of whom 55 belonged to the group with extracurricular activity (CA) and 38 without extracurricular activity (SA) during the pandemic. For both groups, the scores indicated good quality of life indices, especially in the physical and social relationships domains, as well as high levels of resilience for most of the sample. Regarding the CCA, it was possible to determine a single pair of canonical variables (U and V), which was statistically significant, with a Wilks λ of 0.17457, F (75, 353.87) = 2.07442, p < 0.001. The correlation presented by these canonical pairs was approximately 77%, directly related to increases in resilience coefficients and quality of life, with a direct relationship to the increases in coefficients resilience and quality of life. It was concluded that the levels of resilience and quality of life were not statistically different in students who practiced extracurricular activities, therefore, both groups showed good levels of resilience and quality of life during the COVID-19 pandemic. |
Palavras-chave: | Resiliência Estudantes de Odontologia Pandemia Qualidade de vida Atividades extracurriculares Resilience Students dentistry Pandemic Quality of life Extracurricular activities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Odontologia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15989 |
Data do documento: | 2-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Odontologia (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons