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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Antinomia da sucessão: o legado da maison Schiaparelli
Autor(es): Maciel, Leonardo de Souza
Orientador: Bonadio, Maria Claudia
Miembros Examinadores: Silva, Elisabeth Murilho da
Miembros Examinadores: Figueredo, Henrique Grimaldi
Resumo: O trabalho se propõe a analisar o caso da maison Schiaparelli, famosa pelo uso do surrealismo na década de 1930 em que foi fundada em Paris pela costureira italiana Elsa Schiaparelli, tendo sido fechada no ano de 1954 e reaberta em 2013. Dando assim, com a morte da costureira em 1973, início ao problema da antinomia da sucessão no campo da alta-costura, termo nomeado pelo sociólogo Pierre Bourdieu em seu livro A Produção da crença ao abordar a dificuldade de lidar com a criação no sistema de moda e ao mesmo tempo com o legado deixado por um fundador não mais presente. Fazendo necessária a exploração dos condicionamentos históricos para o surgimento da figura do costureiro, assim como uma análise sobre a história da maison e da construção do legado da fundadora, até chegar as suas repercussões no século XXI, que somente após as tentativas de três diretores criativos voltou a obter destaque no campo da alta-costura.
Resumen : This research intends to explore the maison Schiaparelli case, famous by its use of the surrealism in the decade of 1930’s when it was started in Paris by the italian designer Elsa Schiaparelli, being closed in the year of 1954 and re-opened in 2013. Beginning, with the death of its founder in 1973, the problem of L'antinomie de la succession in the field of haute couture, named by the sociologist Pierre Bourdieu in its publication Le couturier et sa griffe as he explore the difficulties to handle the creation in the fashion system and the house heritage created by a founder that did not remain present. Being necessary to understand the historic conditions to exist the couturier figure, as well as a research about the maison history and the construction of the founder heritage, getting into its repercussions in the XXI century, when only after naming three successive creativity directors the brand started to be recognized again among the haute couture field.
Palabras clave : Schiaparelli
Antinomia da sucessão
Maison francesa
Antinomy of succession
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15985
Fecha de publicación : 9-ene-2023
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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