https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15964
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucimeirytrindadedeoliveira.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santana, Claudia da Costa Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elisabeth Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Durán, Paulo Renato Flores | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Lucimeiry Trindade de | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T13:19:05Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29 | - |
dc.date.available | 2023-09-29T13:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15964 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is developed within the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Outside Judge (CAEd/UFJF). The management case to be studied will discuss how Module II, ordinarily used nomenclature for extra class throughout the State of Minas Gerais, is organized, implemented and fulfilled at the State Institute of Education of Outside Judge, since Module II is perceived nationally as an achievement for teaching work, after the promulgation and impact caused by Law No. 11.738/2008 - Law of the National Occupational Wage Floor. The objectives defined for this study were to analyze the organization and implementation of the use of time for module II, more specifically the time for the meetings, considered a useful space in continuous and continuous training and in reflection and collective construction. We assume as hypothesis that the fulfillment of this moment of meeting, despite being agreed in law, still needs to be really articulated and effective, thus bringing an effective gain for teachers and supervisors so that with this, they can optimize their jobs, in search of a quality education. We also realized, the need of the management and pedagogical team, to seek paths to the realization of these collective spaces and formation. Through this context observed and studied, we will elaborate an Educational Action Plan (EAP) presenting proposition and joint actions for adjustments in the planning and organization and construction of collective space, which are the meetings of Module II. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir como o Módulo II, nomenclatura ordinariamente utilizada para o extraclasse em todo o Estado de Minas Gerais, é organizado, implementado e cumprido no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, haja vista que o módulo II é percebido, nacionalmente, como uma conquista para o trabalho docente, após a promulgação e o impacto causado pela Lei nº 11.738/2008 - Lei do Piso Salarial Profissional Nacional. Os objetivos definidos para este estudo foram analisar a organização e a implementação do uso do tempo destinado ao Módulo II, mais especificamente o momento destinado às reuniões, considerado um espaço profícuo na formação contínua e continuada e na reflexão e construção coletivas. Assumimos como hipótese que o cumprimento desse momento de reunião, apesar de estar convencionado em lei, ainda necessita ser realmente articulado e efetivado, trazendo, assim, um real ganho para professores e supervisores, para que, com isso, consigam otimizar seus trabalhos na busca de uma educação de qualidade. Percebemos, ainda, a necessidade de a equipe diretiva e pedagógica buscar caminhos para a concretização desses espaços coletivos e de formação. Diante desse contexto observado e estudado, elaboraremos um Plano de Ação Educacional (PAE), apresentando propostas de ações articuladas para ajustes no planejamento, na organização e na construção de espaço coletivo, que são as reuniões de Módulo II. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Módulo II | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Planejamento coletivo | pt_BR |
dc.subject | Module II | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Collective planning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A organização e implementação do horário de extraclasse destinado às reuniões de módulo II em uma escola de Juiz de Fora/MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License