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dc.contributor.advisor1Borges, Carlos Cristiano Haseclever-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487554612123446pt_BR
dc.contributor.referee1Igreja, Iury Higor Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6654924341615471pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Leonardo Golliat-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030707448549156pt_BR
dc.creatorCedro, Jhuan Barbosa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T12:51:24Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-09-25T12:51:24Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15942-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO problema de autovalor é bastante relevante por modelar diversos fenômenos mecânicos e estruturais em engenharias. No caso de dinâmica estrutural, os autovalores estão diretamente relacionados aos dados vibracionais da estrutura, sendo as frequências naturais da estrutura, assim como os autovetores aos modos de vibração. Técnicas eficientes de discretização numérica como o método dos elementos finitos associadas a métodos eficientes de álgebra linear computacional para o cálculo dos autovalores e autovetores são fundamentais para a qualidade e eficiência do modelo. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de métodos descontínuos para a discretização de peças estruturais reticulares visando sua aplicação ao problema de autovalor associado. Este modelo de elementos finitos não é comum de ser utilizado nesta classe de problema, sendo assim necessário muito critério para seu desenvolvimento e validação. Dois tipos específicos de elementos reticulares são desenvolvidos, a saber: um modelo para barras com carregamento axial e um modelo de viga modelado com a supressão dos graus de rotação, conhecido como elemento de viga livre de grau de rotação. Para que este último seja viável, características distintas em relação ao elemento de viga padrão de elementos finitos são necessárias, trazendo uma maior dificuldade para um modelo descontínuo. Porém, seu uso em aplicações específicas como a identificação de danos em estruturas apresenta vantagem tratar somente os deslocamentos lineares. Visando validar os modelos propostos, experimentos usando os métodos aqui apresentados são realizados para avaliar tanto o desempenho destes em relação a eficiência na obtenção da solução, quanto a possíveis restrições em relação ao seu uso combinado com um modelo contínuo de elementos finitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectDinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectProblema de autovalorpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subject.cnpqModelos Analíticos e de simulaçãopt_BR
dc.titleEstudo de um modelo numérico para o problema de autovalor em estruturas reticuladaspt_BR
dc.title.alternativeStudy of a numerical model for the eigenvalue problem in lattice structurespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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