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dc.contributor.advisor1Riani, Frederico Augusto D´Avila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMauad, Tiago Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T10:49:57Z-
dc.date.available2023-09-15-
dc.date.available2023-09-18T10:49:57Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15906-
dc.description.abstractThis study was developed in the graduate course of the Professional Master`s degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This study sought to answer the following question: how can one improve UFJF's investment budget management since the annual value of the committed capital values divided by UFJF's authorized capital values between 2015 and 2021 presented lower percentage values in the analyzed period compared with the annual values in percentages of the other IFES's used as a parameter? Hence, the general objective was to propose actions that improve the management and budget execution of UFJF's investment by collecting and analyzing data with the compared Federal Universities that have the best percentage between the total amount committed to the total authorized value of investment resources of capital between 2015 and 2021. The dissertation was structured into five chapters, with the introduction in the first chapter, followed by (a) the challenges of capital budget management in the second chapter, starting from the federal government with the Ministry of Economy to the Ministry of Education, and the UFJF with a general description of the institution and problem in the budget execution of capital; (b) in the third chapter, the analysis of the case was reported, which was done by creating a theoretical framework with different researchers of the investigated topic, as demonstrated by the methodological approach adopted, the instruments used, tabulated, and by analyzing the data from the questionnaires and interviews applied; (c) in the fourth chapter, an Educational Action Plan was elaborated, demonstrating capital budget practices and policies of universities that were researched and compared that could be implemented in an adapted way for the internal context at UFJF. Lastly, the final considerations were presented in the fifth chapter.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), nível Mestrado Profissional, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Buscou-se responder à seguinte questão-problema: como melhorar a gestão orçamentária de investimentos da UFJF, tendo em vista que o total anual dos valores de capital empenhados, dividido pelos valores de capital autorizados da UFJF entre 2015 e 2021, apresentou resultado menor em percentuais no período pesquisado quando comparado àquele das outras IFES utilizadas como parâmetro? Para responder o questionamento, foi definido como objetivo geral propor ações que melhorem a gestão e a execução orçamentária de investimento da UFJF por meio da coleta e da análise de dados das Universidades Federais usadas como comparação, que possuem melhor percentual entre o valor total empenhado e o autorizado de recursos de capital no período delimitado entre 2015 e 2021. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos, com a introdução no primeiro e a seguinte divisão: (a) no segundo capítulo, foram descritas as dificuldades da gestão orçamentária de capital, abordando desde o Governo Federal, com o Ministério do Planejamento e Orçamento passando pelo Ministério da Educação e entrando na UFJF, com descrição geral da instituição e do problema na execução orçamentária de capital; (b) no terceiro capítulo, foi relacionada a análise do caso e, para isso, construiu-se um referencial teórico com diferentes pesquisadores do tema investigado, demonstrando o percurso metodológico e os instrumentos adotados, bem como tabulando e analisando os dados dos questionários e das entrevistas aplicados nesse estudo; (c) no quarto capítulo foi elaborado um Plano de Ação Educacional, trazendo práticas e políticas orçamentárias de capital das Universidades pesquisadas e comparadas que poderiam ser implantadas e adaptadas para o contexto interno na UFJF. Por fim, acrescenta-se as considerações finais no quinto capítulo sobre a pesquisa em pauta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrçamento públicopt_BR
dc.subjectOrçamento de investimentopt_BR
dc.subjectRecursos de capitalpt_BR
dc.subjectPublic budgetpt_BR
dc.subjectInvestment budgetpt_BR
dc.subjectCapital resourcespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm estudo propositivo e comparativo da gestão dos recursos orçamentários de investimentos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com outras cinco Universidades federais entre 2015 e 2021pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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