Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15890
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
genesraonedias.pdf1.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rizzuti, Bruno Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Thales Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Rodrigo Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorDias, Genes Raone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T15:48:10Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-12T15:48:10Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15890-
dc.description.abstractWe use the investigative methodology in remote teaching to work the simple pendulum. We seek to study in a practical way the main factors that influence the period of the simple pendulum by doing this through the investigation. Students were encouraged to build a simple homemade pendulum and, with little influence from the teacher, carry out their investigation. During the investigative sequence, we used three different ways to measure the period, seeking to compare its results and propose discussions regarding experimental errors. Each method seeks to reduce experimental errors by introducing different technologies in the form of measurement. With the results obtained we approach the equation for the period of the simple pendulum. We use the equation to determine the acceleration due to gravity and analyze the errors of each measurement. The investigative sequence and the educational product were adapted for remote teaching, requiring the recording of videos and the formulation of online forms. The application took place in classes from different segments (elementary and high school) in order to compare the results. During the sequence, depending on the proposed activity, we have different levels of investigation. Our results indicate that it is possible to apply an investigative sequence remotely. For distance learning, the activities must be easy for the students to build, otherwise there is a reduction in the investigative level.pt_BR
dc.description.resumoUtilizamos a metodologia investigativa no ensino remoto para trabalhar o pêndulo simples. Buscamos estudar de forma prática os principais fatores que influenciam no período do pêndulo simples fazendo isso por meio da investigação. Os alunos foram estimulados a construir um pêndulo simples caseiro e, com pouca influência do professor, realizar sua investigação. Durante a sequência investigativa utilizamos três formas diferentes para a medição do período buscando comprar seus resultados e propor discussões quanto aos erros experimentais. Cada método busca reduzir os erros experimentais introduzindo tecnologias diferentes na forma de medição. Com os resultados obtidos abordamos a equação para o período do pêndulo simples. Utilizamos a equação para determinar a aceleração da gravidade e analisar os erros de cada medição. A sequência investigativa e o produto educacional sofreram adaptações para o ensino remoto, sendo necessário a gravação de vídeos e a formulação de formulários online. A aplicação ocorreu em turmas de segmentos diferentes (ensino fundamental e médio) a fim de comparar os resultados. Durante a sequência dependendo da atividade proposta temos diferentes níveis de investigação. Nossos resultados indicam que é possível aplicar uma sequência investigativa de forma remota. Para um ensino à distância as atividades devem ser de fácil construção pelos alunos, caso contrário ocorre a redução do nível investigativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPêndulo simplespt_BR
dc.subjectArduino no ensinopt_BR
dc.subjectPhyphox no ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching by investigationpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectSimple pendulumpt_BR
dc.subjectArduino in teachingpt_BR
dc.subjectPhyphox in teachingpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleSequência investigativa do pêndulo simples via Arduino e Phyphox aplicada no ensino remotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons