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Type: Dissertação
Title: Núcleo de Alfabetização: incursões em uma política de rede na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA
Author: Oliveira, Ruth-Ane do Nascimento
First Advisor: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Referee Member: Santos, Ilka Shapper
Referee Member: Oliveira, Luciana da Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Pesquisamos, por meio do estudo de caso, as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo de Alfabetização (NALF) da rede municipal de São Luís, MA. Para tanto, traçamos como objetivo geral: compreender criticamente as ações desenvolvidas pelo NALF com vistas a propor ações que aprimorem esse setor. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: (a) descrever a política de alfabetização e o histórico da criação do NALF da Rede Municipal de São Luís; (b) compreender criticamente os limites e as possibilidades nas ações desenvolvidas; e (c) propor à gestão central da secretaria ações que fortaleçam a política de alfabetização por meio do aprimoramento do NALF. Diante do exposto, o tema desta pesquisa é motivado pela minha estreita relação com o trabalho em turmas de alfabetização. As reflexões teóricas foram em torno dos temas: alfabetização e letramento e políticas públicas em alfabetização. Ancoramos nossa pesquisa nos seguintes autores: Soares (2003, 2006, 2009); Silva (2018); Frade A. (2019); Street (2007); Kleiman (2005); Cagliari (2005); Rojo (2009, 2010); Mortatti (2019); Gontijo (2019), Gatti (2003, 2008) e outros interlocutores. A metodologia da pesquisa adotada foi a qualitativa, por meio da utilização de entrevista semiestruturada individual, com representações da equipe escolar: gestor, Professor Suporte Pedagógico, professor dos anos iniciais do ciclo de alfabetização e da equipe da técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (diretoras de núcleo e Técnicas de Acompanhamento Pedagógico). De acordo com os achados, a criação do Núcleo de Alfabetização foi uma iniciativa sensível da gestão central, compreendendo ser a alfabetização prioridade para o sucesso escolar dos estudantes nos anos subsequentes, proporcionando sua ação pedagógica na rede, de forma pontual, por meio de várias ações estabelecidas. A análise dos dados subsidiou, a partir das ações desenvolvidas, a elaboração do Plano de Ação Educacional em três eixos de análise, nos quais propomos ações que buscam minimizar os problemas encontrados na gestão do NALF. As ações incidiram no NALF nos seguintes aspectos: (1) ampliação da equipe; (2) organização de uma pauta permanente de alinhamento das ações de acompanhamento nas escolas; (3) articulação com o Técnico de Acompanhamento Pedagógico; e formação continuada.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). We researched, through the case study, the main actions developed by the Literacy Center (NALF) of the municipal network of São Luís, MA. To do so, we set out as a general objective: to critically understand the actions developed by the NALF with a view to proposing actions that improve this sector. The specific objectives defined for this study were: (a) to describe the literacy policy and the history of the creation of the NALF of the São Luís Municipal Network; (b) critically understand the limits and possibilities in the actions developed; and (c) propose to the central management of the secretariat actions that strengthen the literacy policy through the improvement of the NALF. The theoretical reflections were around the themes: literacy and literacy and public policies on literacy. We anchored our research on the following authors: Soares (2003, 2006, 2009); Silva (2018); Frade A. (2019); Street (2007); Kleiman (2005); Cagliari (2005); Rojo (2009, 2010); Mortatti (2019); Gontijo (2019), Gatti (2003, 2008) and other interlocutors. The research methodology adopted was qualitative, through the use of individual semi-structured interviews, with representations of the school team: manager, Pedagogical Support Teacher and teacher of the early years of the literacy cycle, and the technical team of the Municipal Department of Education of São Luís (core directors and Pedagogical Monitoring Techniques). According to the findings, the creation of the Literacy Nucleus was a sensitive initiative of the central management, understanding that literacy is a priority for the students' academic success in subsequent years, providing their pedagogical action in the network, punctually, through various established actions. Data analysis subsidized, based on the actions developed, the elaboration of the Educational Action Plan in three axes of analysis, in which we propose actions that seek to minimize the problems encountered in the management of the NALF. The actions focused on the NALF in the following aspects: (1) expansion of the team; (2) organization of a permanent agenda for the alignment of follow-up actions in schools; (3) articulation with the Pedagogical Monitoring Technician; and continuing education.
Keywords: Alfabetização e letramento
Ensino fundamental
Núcleo de alfabetização
Políticas de alfabetização
Literacy and literacy
Elementary school
Literacy center
Literacy policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15872
Issue Date: 7-Oct-2022
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