Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1586
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
catiacristinaclaudianotrindaderosa.pdf767.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781187D2pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Júnior, José Humberto Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727388E9pt_BR
dc.creatorRosa, Catia Cristina Claudiano Trindade-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424120T8pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T18:54:04Z-
dc.date.available2016-05-18-
dc.date.available2016-07-01T18:54:04Z-
dc.date.issued2012-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1586-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the pedagogical practice of the Getúlio Vargas State School, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. With such go al we drew the profile of the school, encompassing its physical, professional staff and results obtained in the external evaluation applied to students of 3 grade of elementary school. The focus was given to the actions implemented by the management team at this school that favored the improvement of student performance in Literacy Program Evaluation - PROALFA - in 2010. The survey was supported by the work Dimensões da Gestão Escolar e suas competências by Heloisa Lück. We presented the data obtained through participant observation, questionnaires answered by teachers and trough interviews with school management and specialist in early years which highlighted the actions taken by school staff that aimed to improve the performance of students in external evaluation and the subsequent students learning that provided the educational advancement in the subsequent school levels.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática pedagógica da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Para tal traçamos o perfil da escola, englobando sua estrutura física, quadro de profissionais e resultados obtidos na avaliação externa aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O enfoque foi dado às ações implementadas pela equipe gestora deste estabelecimento escolar que favoreceram a melhoria do desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA - no ano de 2010. O levantamento de dados foi embasado pela obra Dimensões da Gestão Escolar e suas competências de Heloísa Lück. Foram apresentados os dados obtidos através da observação participativa, dos questionários respondidos pelos professores e por meio das entrevistas realizadas com a gestora escolar e especialista dos anos iniciais que proporcionaram destacar as ações implementadas pela equipe escolar que visaram a melhoria do desempenho dos alunos na avaliação externa e, a consequente aprendizagem dos educandos que proporcionou o avanço educacional nas etapas escolares adicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectE.E. Getúlio Vargaspt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectE.E. Getúlio Vargaspt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise de ações educacionais de uma escola com bom desempenho no PROALFApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.