https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15789
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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jeannecorreavieira.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dança, educação, gênero e sexualidade: estudo de caso com o Grupo Barbies |
Autor(es): | Vieira, Jeanne Corrêa |
Primeiro Orientador: | Ferrari, Anderson |
Co-orientador: | Castro, Roney Polato de |
Membro da banca: | Carvalho, Francione Oliveira |
Membro da banca: | Souza, Marcos Lopes de |
Resumo: | A dança é o discurso do corpo, uma linguagem artística e cultural sendo uma forma do dançarino expressar suas ideias, pensamentos e emoções. O propósito desta pesquisa é problematizar seus efeitos nos diferentes espaços educativos. O argumento central é como ela pode constituir-se em ações educacionais responsáveis pelo reconhecimento e respeito às diferenças de gênero e sexualidade, ampliando saberes e visões de mundo. Apoiando-se nas abordagens pós-estruturalistas, com ênfase nas pedagogias culturais e na perspectiva foucaultiana, o presente estudo de caso é sobre o Grupo Barbies, um grupo de dança cujos integrantes constroem pertencimentos às sexualidades e as identidades de gênero. Ao se pensar no Grupo Barbies, pode se problematizar várias questões, dentre elas quais são os objetivos do grupo, que discursos seus corpos carregam e constroem, e em qual cultura estão inseridos. Com relação à fundamentação teórica a pesquisa se baseia em Michel Foucault (1981-2013) e em outros autores e autoras nos campos da Dança, Identidades de Gênero e Sexualidade, Educação, Cultura e Pedagogias Culturais como Isabel Marques (2007), Giuliano Andreoli (2019), Anderson Ferrari (2005, 2012), Alfredo Veiga-Neto (2016), Paula Andrade e Marisa Vorraber Costa (2015, 2017). Pode-se observar através desta pesquisa que a dança é uma potente pedagogia cultural, ampliando saberes e visões para os modos de ser, de viver, de conviver e de estar no mundo, lidando com relações de poder e instaurando formas de resistências nos jogos de verdade existentes em nossa sociedade. Após realização da pesquisa, ficou explícito que os membros do Grupo Barbies se uniram pela dança, com propósitos bem semelhantes, que são o de militar e lutar por valorização e respeito à comunidade LGBTQIA+. Foi com a dança e a interação com seus pares que compreenderam melhor seus corpos, seus desejos, seus pertencimentos de gênero e suas sexualidades. Através desta pesquisa, percebeu-se como o Grupo Barbies auxilia na educação para o reconhecimento e respeito às diferenças, entendendo-se que as pessoas vão produzindo conhecimento através da experiência de assisti-lo. Conclui-se que os processos educativos podem extrapolar amplamente o âmbito escolar, pois a pedagogia está inserida na arte e na cultura, garantindo a educação para as diferenças de gênero e sexualidade através da dança. |
Abstract: | Dance is the body's discourse, an artistic and cultural language, being a way for the dancer to express their ideas, thoughts, and emotions. The purpose of this research is to examine its effects in different educational spaces. The central argument is how dance can constitute educational actions that promote recognition and respect for gender and sexuality differences, expanding knowledge and worldviews. Drawing on post-structuralist approaches, with emphasis on cultural pedagogies and the Foucauldian perspective, this case study focuses on the Barbies Group, a dance group whose members construct affiliations with sexualities and gender identities. When considering the Barbies Group, several questions can be raised, including their objectives, the discourses their bodies carry and construct, and the cultural context they are embedded in. Regarding the theoretical framework, the research is based on Michel Foucault (1981-2013) and other authors in the fields of Dance, Gender and Sexuality Identities, Education, Culture, and Cultural Pedagogies, such as Isabel Marques (2007), Giuliano Andreoli (2019), Anderson Ferrari (2005, 2012), Alfredo Veiga-Neto (2016), Paula Andrade, and Marisa Vorraber Costa (2015, 2017). Through this research, it can be observed that dance is a powerful cultural pedagogy, expanding knowledge and perspectives on ways of being, living, coexisting, and existing in the world, dealing with power relations and establishing forms of resistance within our society's existing truth games. After conducting the research, it became evident that the members of the Barbies Group came together through dance, with very similar purposes, which are to advocate for the appreciation and respect of the LGBTQIA+ community. It was through dance and interaction with their peers that they better understood their bodies, desires, gender affiliations, and sexualities. Through this research, it was noticed how the Barbies Group contributes to education for recognition and respect for differences, understanding that people produce knowledge through the experience of witnessing it. It is concluded that educational processes can extend widely beyond the school setting, as pedagogy is embedded in art and culture, ensuring education for gender and sexuality differences through dance. |
Palavras-chave: | Dança Gêneros Sexualidades Educação Pedagogias culturais Dance Gender Sexuality Education Cultural pedagogies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15789 |
Data do documento: | 30-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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