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Clase: Dissertação
Título : Práticas de debate em mídias sociais e dissonância cognitiva: uma proposta de classificação
Autor(es): Lourenço, George Marcílio Fonte
Orientador: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Miembros Examinadores: Araujo, Saulo de Freitas
Miembros Examinadores: Lamas, Karen Cristina Alves
Resumo: A Teoria da Dissonância Cognitiva (TDC) foi apresentada inicialmente por Leon Festinger em 1957. Dissonância cognitiva é o estado de desconforto psicológico de uma pessoa com cognições discrepantes. Esse desconforto gera uma motivação para que a pessoa utilize estratégias para lidar com essa dissonância. O primeiro capítulo deste trabalho apresenta as principais características da TDC, partindo das propostas iniciais de Festinger e recorrendo a autores mais recentes para refletir sobre o desenvolvimento e os desafios atuais dessa teoria. No segundo capítulo, considerando a baixa qualidade e os conflitos comuns nas interações online, é apresentada uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um sistema de classificação de práticas usadas em debates na internet. Comentários (N = 438) de dois vídeos do Youtube com posições opostas sobre a cientificidade da psicanálise foram analisados. Com análises de conteúdo, os comentários foram classificados em relação ao posicionamento (Favorável, Contrário ou Neutro), tipo de prática de debate (Boa Prática, Má Prática ou Ambas as Práticas) e ao tipo específico de Má Prática (Generalismos, Desqualificação, Evitação, Desvio e Distorção). De modo geral, os resultados evidenciam semelhanças entre os comentários dos dois vídeos, com predomínio daqueles categorizados como favoráveis e que representam más práticas de debate, dentre estas prevalecendo Generalismos e Desqualificação. No contexto deste trabalho, as categorias de Práticas Utilizadas em Debates são consideradas como modos que as pessoas utilizam para lidar com a dissonância cognitiva surgida nessas atividades. Ao final, algumas considerações são oferecidas a respeito de como as formas de redução de dissonância impactam a correção de erros pessoais e adaptação do indivíduo à realidade.
Resumen : The Cognitive Dissonance Theory (CDT) was first presented by Leon Festinger in 1957. Cognitive dissonance is the state of psychological discomfort of a person with discrepant cognitions. This discomfort generates a motivation for the person to use strategies to deal with this dissonance. The first chapter of this work presents the main characteristics of CDT, starting from Festinger's initial proposals and resorting to more recent authors to reflect on the development and current challenges of this theory. In the second chapter, considering the low quality and common conflicts in online interactions, research is presented that aimed to develop a classification system for practices used in internet debates. Comments (N = 438) of two YouTube videos with opposing positions on the scientificity of psychoanalysis were analyzed. With content analyses, the comments were classified in relation to the positioning (Favorable, Contrary or Neutral), type of debate practice (Good Practice, Bad Practice or Both Practices) and the specific type of Bad Practice (Generalisms, Disqualification, Avoidance, Divert and Distortion). In general, the results show similarities between the comments of the two videos, with a predominance of those categorized as favorable and that represent bad debate practices, among which Generalisms and Disqualification prevail. In the context of this work, the categories of Practices Used in Debates are considered as ways that people use to deal with the cognitive dissonance that arises in these activities. At the end, some considerations are offered regarding how the ways of dissonance reduction impact the correction of personal errors and the individual's adaptation to reality.
Palabras clave : Psicologia social
Psicologia cognitiva
Dissonância cognitiva
Debates
Conflitos na internet
Social psychology
Cognitive psychology
Cognitive dissonance
Debates
Internet conflicts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15782
Fecha de publicación : 31-may-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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