Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15774
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaismilenaadao.pdfPDF/A1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A fraternidade é vermelha (1994): algumas considerações acerca do pensamento cinematográfico de Krzysztof Kieslowski
Author: Adão, Thaís Milena
First Advisor: Reyna, Carlos Francisco Perez
Referee Member: Lopes, Érika Savernini
Referee Member: Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno
Resumo: A partir das proposições metodológicas da teoria dos cineastas, que procura explicitar o caráter teórico de cineastas que não produziram teoria declaradamente, esta pesquisa tem como objetivo principal dar os primeiros mergulhos no pensamento cinematográfico não-manifesto do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. Diante da complexidade e grande volume de material, nos prestamos a elencar os elementos fundamentais de seu pensamento por meio de sua filmografia ficcional e de um conjunto de entrevistas do diretor que permitissem a compreensão do seu processo criativo. Tomando por base seu último filme, A Fraternidade é Vermelha (1994), tecemos uma análise sobre seu trabalho e como Kieslowski constrói a partir do realismo e da sincronicidade, da subjetividade e do acaso, um olhar sensível do mundo.
Abstract: Based on the methodological propositions of filmmakers' theory, which seeks to explain the theoretical character of filmmakers who haven’t produced theory, this research has as its main objective to take the first dives into the non-manifest cinematographic thought of Polish filmmaker Krzysztof Kieslowski. Faced with the complexity and large volume of material, we lend ourselves to listing the fundamental elements of his thought through his fictional filmography and a set of the director's interviews that allows us to understand his creative process. Based on his last film, Three Colors: Red (1994), we analyzed his work and how Kieslowski builds from realism and synchronicity, subjectivity and chance, a sensitive view of the world.
Keywords: Teoria do cinema
Film theory
Teoria dos cineastas
Filmmakers' theory
Cinema polonês
Polish cinema
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15774
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons