https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
viníciusdeoliveiraresende.pdf | PDF/A | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Sérgio José Puccini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4655183042367576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brum, Alessandra Souza Melett | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6709799947477933 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Marília Xavier de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8375345488079320 | pt_BR |
dc.creator | Resende, Vinícius de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0221719721205595 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T15:39:07Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13 | - |
dc.date.available | 2023-08-14T15:39:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745 | - |
dc.description.abstract | This work intends to approach Andrei Tarkovsky's work in the light of Friedrich Nietzsche's conception of the tragedy. Considering the tragedy as philosophical element, isolated from the poetological studies carried out by German intellectuals prior to Nietzsche, the philosopher finds a prolific critical source of modernity and the course of the Western philosophical tradition, finding parity with Andrei Tarkovsky's postures, both in his films and in his writings. The perceptions of the tragedy in Tarkovsky's work will be evidenced by film analysis going briefly through the author's fictional feature films to Stalker's (1979) most detached analysis. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende abordar a obra de Andrei Tarkovski sob a luz da concepção do trágico em Friedrich Nietzsche. Ao considerar o elemento filosófico trágico, isolado dos estudos poetológicos realizados por intelectuais alemães anteriores à Nietzsche, o filósofo encontra prolífica fonte crítica à modernidade e ao percurso da tradição filosófica ocidental, encontrando paridade às posturas de Andrei Tarkovski, tanto em seus filmes quanto em escritos. As percepções do trágico na obra de Tarkovski serão evidenciadas por análises fílmicas, percorrendo brevemente os longas-metragens ficcionais do autor à análise mais detida de Stalker (1979). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Andrei Tarkovski | pt_BR |
dc.subject | Friedrich Nietzsche | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Tragédia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Tragedy | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.title | O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License