https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15737
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gabrielaribeirorocha .pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marília Xavier de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8375345488079320 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brum, Alessandra Souza Melett | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6709799947477933 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Sérgio José Puccini | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4655183042367576 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Gabriela Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3209095662319102 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T15:32:11Z | - |
dc.date.available | 2023-08-12 | - |
dc.date.available | 2023-08-14T15:32:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15737 | - |
dc.description.abstract | This work aims to examine the life and work of Barbara Hammer, an experimental filmmaker and a queer cinema pioneer, who had a strong feminist and lesbian discursive appeal, examining, through film analysis and historiographical information each phase of her five decades of production. The conceptual exploration used in the analysis will start from the recovering of the cinematographic language experimentation from the beginning of cinema as an apparatus, in the Early Cinema, passing through the European avant-garde movements of 1920’s and, finally, the North American experimental cinema context which Barbara Hammer inserts herself. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende se debruçar sobre a vida e obra de Barbara Hammer, cineasta experimental e pioneira do cinema queer, de forte apelo discursivo feminista e lésbico, examinando, por meio de análises fílmicas e informações historiográficas, cada fase de suas cinco décadas de produção. A exploração conceitual usada nas análises partirá da recuperação da experimentação da linguagem cinematográfica desde os primórdios do cinema quanto aparato, no Primeiro Cinema, passando pelas vanguardas europeias de 1920 e, por fim, o contexto do Cinema Experimental norte-americano ao qual Barbara Hammer se insere | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Barbara hammer | pt_BR |
dc.subject | Cinema lésbico | pt_BR |
dc.subject | Cinema queer | pt_BR |
dc.subject | Cinema experimental | pt_BR |
dc.subject | Lesbian cinema | pt_BR |
dc.subject | Queer cinema | pt_BR |
dc.subject | Experimental cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.title | Vanguarda como margem e margem como vanguarda: um olhar sobre o cinema experimental de barbara hammer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License