https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| anaquelyrodriguespereiralopespinto.pdf | 370.47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação infantil em tempos de pandemia: desafios para o processo de inclusão |
| Autor(es): | Pinto, Anaquely Rodrigues Pereira Lopes |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
| Membro da banca: | Tedesco, Simoni |
| Resumo: | O presente texto traz um panorama de como aconteceu a educação inclusiva em tempos de pandemia, devido a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid19, iniciada em março de 2020. Foram inúmeros desafios e obstáculos enfrentados pelos professores que precisaram adaptar-se a em uma nova prática pedagógica, envolvendo uso educacional de tecnologias digitais, enquanto os alunos enfrentam a dificuldade em acessar conteúdos disponibilizados e manter sua continuidade de estudos, diante de um cenário educacional completamente novo de distanciamento social e mediado por telas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico onde utilizei como aporte a literatura nacional acionando os trabalhos de Dias, Santos e Abreu (2021); Fachinetti, Spinazzola e Carneiro (2021); Lima (2022); Lioti e Stentzler (2021); Panta e Picada (2021); Silva, Bins e Rosek (2020). Essa pesquisa objetivou investigar como tem ocorrido a inclusão nos tempos de pandemia e como isso pode ter impactado o desenvolvimento dos alunos nos segmentos seguintes, já que foram quase dois anos de ensino remoto. Desta forma após a análise documental que apresentou como principais problemas as dificuldades de adaptação às tecnologias digitais, dificuldade de acesso à internet, a falta de ferramentas de uso digital como também a falta de um adulto que pudesse acompanhar o desenvolvimento das atividades, diante desses obstáculos enfrentados no período de suspensão das aulas presenciais concluo que houve uma grande defasagem no ensino aprendizagem |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Inclusão Covid 19 |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688 |
| Data do documento: | 13-Jul-2023 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
