https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
erikarohlfspaiva.pdf | 10.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Formação Docente |
Título: | Criançar a arte: artear a vida |
Autor(es): | Paiva, Érika |
Primeiro Orientador: | Caetano, Renata |
Second Advisor: | Oliveira, Pedro |
Membro da banca: | Araújo, Rita |
Membro da banca: | Clareto, Sônia |
Resumo: | O presente Trabalho de Formação Docente expõe uma reflexão sobre a experiência de um projeto interdisciplinar em Artes Visuais, Música e Teatro, realizado durante a Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano de 2022. O projeto, que tratou da criação de roupas sonoras com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, abre espaço para pensar o fazer artístico e os aprendizados possíveis ao olhar para a criança enquanto sujeito criativo e criador, reconhecendo a lente adultocêntrica que nós, adultos, por (muitas) vezes utilizamos para nos relacionar com elas. Essa reflexão propõe a expressão criançar, criada para dar sentido ao que o trabalho sugere como ato de revisão inventiva de processos de criação artística e da arte na escola. Mais que isso, como ato de ir junto ao chão e reconhecer-se junto à criança, valorizando sua cultura e se dispondo a aprender com ela. Em uma concepção ética e estética a esta provocação, o trabalho apresenta uma escrita performática que mescla narrativas, reflexões e alguns desenhos, com o intuito de propor uma leitura para além. |
Abstract: | Este Trabajo de Formación Docente expone una reflexión sobre la experiencia de un proyecto interdisciplinario en Artes Visuales, Música y Teatro, realizado durante la Residencia Docente en la Facultad de Aplicación João XXIII de la Universidad Federal de Juiz de Fora, a lo largo del año 2022. El proyecto, que abordó la creación de indumentaria sonora con estudiantes de 2° año de la Enseñanza Fundamental, abre espacio para pensar en la confección artística y en los aprendizajes posibles al mirar al niño como sujeto creativo y creador, reconociendo el lente adultocéntrico que somos nosotros, los adultos, pues (muchas) veces solemos relacionarnos con ellos. Esta reflexión propone la expresión “criançar”, creada para dar sentido a lo que la obra sugiere como un acto de revisión inventiva de los procesos de creación artística y del arte en la escuela. Más que eso, como un acto de bajar a la tierra y reconocerse con el niño, valorando su cultura y estando dispuesto a aprender de él. En una concepción ética y estética de esta provocación, la obra presenta una escritura performativa que mezcla narrativas, reflexiones y algunos dibujos, con la intención de proponer una lectura más allá. |
Palavras-chave: | arte educação infâncias processos criativos entre linguagens das artes visuais, teatro e música educación artística infancias procesos creativos diálogo entre los lenguajes de las artes visuales, el teatro y la música |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680 |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons