Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erikarohlfspaiva.pdf10.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: Criançar a arte: artear a vida
Autor(es): Paiva, Érika
Primeiro Orientador: Caetano, Renata
Second Advisor: Oliveira, Pedro
Membro da banca: Araújo, Rita
Membro da banca: Clareto, Sônia
Resumo: O presente Trabalho de Formação Docente expõe uma reflexão sobre a experiência de um projeto interdisciplinar em Artes Visuais, Música e Teatro, realizado durante a Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano de 2022. O projeto, que tratou da criação de roupas sonoras com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, abre espaço para pensar o fazer artístico e os aprendizados possíveis ao olhar para a criança enquanto sujeito criativo e criador, reconhecendo a lente adultocêntrica que nós, adultos, por (muitas) vezes utilizamos para nos relacionar com elas. Essa reflexão propõe a expressão criançar, criada para dar sentido ao que o trabalho sugere como ato de revisão inventiva de processos de criação artística e da arte na escola. Mais que isso, como ato de ir junto ao chão e reconhecer-se junto à criança, valorizando sua cultura e se dispondo a aprender com ela. Em uma concepção ética e estética a esta provocação, o trabalho apresenta uma escrita performática que mescla narrativas, reflexões e alguns desenhos, com o intuito de propor uma leitura para além.
Abstract: Este Trabajo de Formación Docente expone una reflexión sobre la experiencia de un proyecto interdisciplinario en Artes Visuales, Música y Teatro, realizado durante la Residencia Docente en la Facultad de Aplicación João XXIII de la Universidad Federal de Juiz de Fora, a lo largo del año 2022. El proyecto, que abordó la creación de indumentaria sonora con estudiantes de 2° año de la Enseñanza Fundamental, abre espacio para pensar en la confección artística y en los aprendizajes posibles al mirar al niño como sujeto creativo y creador, reconociendo el lente adultocéntrico que somos nosotros, los adultos, pues (muchas) veces solemos relacionarnos con ellos. Esta reflexión propone la expresión “criançar”, creada para dar sentido a lo que la obra sugiere como un acto de revisión inventiva de los procesos de creación artística y del arte en la escuela. Más que eso, como un acto de bajar a la tierra y reconocerse con el niño, valorando su cultura y estando dispuesto a aprender de él. En una concepción ética y estética de esta provocación, la obra presenta una escritura performativa que mezcla narrativas, reflexiones y algunos dibujos, con la intención de proponer una lectura más allá.
Palavras-chave: arte educação
infâncias
processos criativos
entre linguagens das artes visuais, teatro e música
educación artística
infancias
procesos creativos
diálogo entre los lenguajes de las artes visuales, el teatro y la música
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15680
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons