Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianarochamirandavalle.pdf390.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vargas, Bruna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555428891241373pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Vanessa-
dc.contributor.referee2Reis, Andreia-
dc.creatorValle, Adriana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049124482853572pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T12:42:19Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-08-01T12:42:19Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679-
dc.description.abstractIn this work, through a dialogue with Jorge Larrosa and Karen Rechia (2018), I seek to tell stories, memories, and perceptions of a new teacher during her experience in the Teaching Residency at Colégio de Aplicação João XXIII. The Teaching Residency is an opportunity for newly graduated teachers to experience school reality in its complexity and multiplicity – by teaching classes, attending pedagogical meetings, doing administrative work, and being part of teacher training courses – with the supervision and monitoring of a permanent teacher at the school. Within this process, I list and conceptualize seven words significant to my process of teacher training during my time in the Teaching Residency, emulating the work of Larrosa and Rechia (2018), thus creating a glossary or a dictionary of experiences. I narrate some of my encounters with students, joys, adversities, challenges, methodological proposals, theories, and with my own transformation into a teacher, emphasizing the importance of continued education for teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsse relato de experiência, a partir de um diálogo com Jorge Larrosa e Karen Rechia (2018), busca narrar histórias, memórias e percepções de uma professora em início de carreira, durante sua experiência na Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII. A Residência Docente é uma oportunidade para professores recém-formados experimentarem a realidade escolar em sua complexidade e multiplicidade com a supervisão e o acompanhamento de um professor efetivo do colégio pelo período de um ano, durante o qual o professor residente assiste a aulas, participa de reuniões pedagógicas e da rotina administrativa e passa por cursos de formação continuada. Imbricada nesse processo e emulando a forma proposta por Larrosa e Rechia (2018), elenco e conceituo sete palavras significativas para meu processo de formação docente durante meu período na Residência Docente, gerando assim um glossário ou dicionário afetivo e experiencial desse processo. Narro alguns de meus encontros com alunos, alegrias, adversidades, desafios, propostas metodológicas, teorias e com o meu próprio devir professora, enfatizando a importância da formação continuada para a carreira docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResidência Docentept_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectTeaching Residencypt_BR
dc.subjectContinued educationpt_BR
dc.subjectDictionarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLearning To Fly: um dicionário de bordo de uma professora em devirpt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons