https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
adrianarochamirandavalle.pdf | 390.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Formação Docente |
Título : | Learning To Fly: um dicionário de bordo de uma professora em devir |
Autor(es): | Valle, Adriana |
Orientador: | Vargas, Bruna |
Miembros Examinadores: | Mota, Vanessa |
Miembros Examinadores: | Reis, Andreia |
Resumo: | Esse relato de experiência, a partir de um diálogo com Jorge Larrosa e Karen Rechia (2018), busca narrar histórias, memórias e percepções de uma professora em início de carreira, durante sua experiência na Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII. A Residência Docente é uma oportunidade para professores recém-formados experimentarem a realidade escolar em sua complexidade e multiplicidade com a supervisão e o acompanhamento de um professor efetivo do colégio pelo período de um ano, durante o qual o professor residente assiste a aulas, participa de reuniões pedagógicas e da rotina administrativa e passa por cursos de formação continuada. Imbricada nesse processo e emulando a forma proposta por Larrosa e Rechia (2018), elenco e conceituo sete palavras significativas para meu processo de formação docente durante meu período na Residência Docente, gerando assim um glossário ou dicionário afetivo e experiencial desse processo. Narro alguns de meus encontros com alunos, alegrias, adversidades, desafios, propostas metodológicas, teorias e com o meu próprio devir professora, enfatizando a importância da formação continuada para a carreira docente. |
Resumen : | In this work, through a dialogue with Jorge Larrosa and Karen Rechia (2018), I seek to tell stories, memories, and perceptions of a new teacher during her experience in the Teaching Residency at Colégio de Aplicação João XXIII. The Teaching Residency is an opportunity for newly graduated teachers to experience school reality in its complexity and multiplicity – by teaching classes, attending pedagogical meetings, doing administrative work, and being part of teacher training courses – with the supervision and monitoring of a permanent teacher at the school. Within this process, I list and conceptualize seven words significant to my process of teacher training during my time in the Teaching Residency, emulating the work of Larrosa and Rechia (2018), thus creating a glossary or a dictionary of experiences. I narrate some of my encounters with students, joys, adversities, challenges, methodological proposals, theories, and with my own transformation into a teacher, emphasizing the importance of continued education for teachers. |
Palabras clave : | Residência Docente Formação continuada de professores Dicionário Teaching Residency Continued education Dictionary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons