https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15652
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigogardonipedrosa.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Capacitação e competências: a contribuição do Instituto de Economia e Finanças do Exército na capacitação de gestores, na perspectiva dos seus dirigentes |
Autor(es): | Pedrosa, Rodrigo Gardoni |
Primeiro Orientador: | Moreira, Nathalia Carvalho |
Membro da banca: | Baeta, Odemir Vieira |
Membro da banca: | Ferreira, Marco Aurélio Marques |
Membro da banca: | Nascimento, Juliana Goulart Soares do |
Resumo: | As Forças Armadas integram a Administração Pública Federal; embora seus integrantes tenham formação profissional distante da formação de um administrador, de um gestor, estão submetidas às mesmas legislações dos órgãos civis, das obrigações e penalidades legais, ao controle exercido pelo Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, por exemplo, entre outros órgãos de fiscalização. O Instituto de Economia e Finanças do Exército – IEFEx, é a instituição destinada a assegurar que agentes da administração das organizações militares do Exército sejam previamente capacitados ao assumir funções administrativas; realizar estudos e diagnoses na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a participação de instituições congêneres, no País e no exterior, prospectando e identificando necessidades do Exército Brasileiro em capacitações na área de gestão. Neste contexto, o presente trabalho buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a percepção dos dirigentes do Instituto de Economia e Finanças acerca das práticas de educação corporativa, na área de gestão, adotadas pelo Exército Brasileiro? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral identificar as percepções dos dirigentes do Instituto de Economia e Finanças do Exército acerca das práticas de educação corporativa, na área de gestão, adotadas pelo Exército Brasileiro. Adicionalmente, teve como objetivos específicos: analisar como a Educação Corporativa contribui para o desenvolvimento de competências necessárias na área de gestão do Exército Brasileiro; compreender como os dirigentes do Instituto interpretam os desafios do ensino corporativo relacionados à gestão e as atividades tipicamente militares; identificar como os dirigentes do IEFEx percebem o desempenho do Instituto e sua contribuição para que o Exército atinja seus objetivos organizacionais. Dentre os principais resultados, foi possível observar que os dirigentes reconhecem como relevante a atuação do Instituto, com sua Educação Corporativa, no desenvolvimento de competências relacionadas à capacitação de militares na área de economia e finanças; foi identificado também que as atividades operacionais (atividades-fim do Exército) como marchas, formaturas e treinamentos, por exemplo, são complementadas pelas atividades administrativas, no cotidiano das organizações militares; portanto, conclui-se que o trabalho do IEFEx no desenvolvimento de competências, que melhora a eficácia e eficiência na área administrativa, contribui para a manutenção da capacidade operativa, pois exige menor número de militares na área administrativa, liberando pessoal para as atividades operacionais. Verificou-se, também, a importância de um banco de talentos que possa auxiliar na disseminação de conhecimentos na área de economia e finanças. |
Abstract: | The Armed Forces are part of the Federal Public Administration; although its members have professional training far from the training of an administrator, a manager, they are subject to the same legislation as civil bodies, legal obligations and penalties, to the control exercised by the Federal Court of Accounts and the Comptroller General of the Union, by example, among other supervisory bodies. The Institute of Economics and Finance of the Army – IEFEx, is the institution destined to ensure that agents of the administration of the military organizations of the Army are previously trained when assuming administrative functions; carry out studies and diagnoses in the area of its competence, including, if necessary, with the participation of similar institutions, in the country and abroad, prospecting and identifying needs of the Brazilian Army in training in the area of management. In this context, the present work sought to answer the following research problem: what is the perception of the leaders of the Institute of Economics and Finance about the practices of corporate education, in the area of management, adopted by the Brazilian Army? Therefore, the research had as general objective to identify the perceptions of the leaders of the Institute of Economics and Finance of the Army about the practices of corporate education, in the area of management, adopted by the Brazilian Army. Additionally, it had the following specific objectives: to analyze how Corporate Education contributes to the development of skills needed in the management area of the Brazilian Army; understand how the Institute's leaders interpret the challenges of Corporate Education related to management and typically military activities; identify how IEFEx leaders perceive the Institute's performance and its contribution to the Army achieving its organizational objectives. Among the main results, it was possible to observe that the directors recognize the Institute's performance as relevant, with its Corporate Education, in the development of competences related to the training of military personnel in the area of economics and finance; it was also identified that operational activities (core activities of the Army) such as marches, graduations and training, for example, are complemented by administrative activities, in the daily life of military organizations; therefore, it is concluded that IEFEx's work in developing skills, which improves effectiveness and efficiency in the administrative area, contributes to maintaining operational capacity, as it requires a smaller number of military personnel in the administrative area, freeing up personnel for operational activities. It also verified the importance of a bank of talents that can help the dissemination of knowledge in the area of economics and finance. |
Palavras-chave: | Educação corporativa Gestão por competências Capacitação de militares Corporative education Competency management Military training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15652 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons