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dc.contributor.advisor1Feres, Flávia Lúcia Chein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8054315662265191pt_BR
dc.contributor.advisor2Procópio, Igor Vieira-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288913127026520pt_BR
dc.contributor.referee1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290479848909932pt_BR
dc.creatorRocha, Dalton Castro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T15:31:37Z-
dc.date.available2022-08-19-
dc.date.available2023-07-21T15:31:37Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15624-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the possible effects produced by the Mãe Coruja Pernambucana Program (PMCP) on the affected children’s school performance. Data from the Pernambuco Educational Assessment System (SAEPE), referring to the average results of children present in the last year of elementary school, were used to compose the variable of interest, between 2008 and 2018. These data were analysed using the Synthetic Control Method (SCM). The results found in this study demonstrate that PMCP have promoted significant impact around the school performance of the treatment group, in both mathematics and portuguese tests. The magnitude of these results are also aligned with evidences founded in similar case studies in the literature. In the main estimates, impacts of about 6 points were found for the average proficiency in mathematics and almost 3.5 for the Portuguese tests. Nevertheless, these effects were driven, apparently, solely due impacts on children’s parental background, despite the prenatal effects.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou avaliar os possíveis impactos produzidos pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP) sobre o desempenho escolar das crianças afetadas. Foram utilizados dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), referentes aos desempenhos médios das crianças presentes no 5º ano do ensino fundamental, entre 2008 e 2018. Esses dados foram analisados através do Método Controle Sintético (CS). Os resultados encontrados demonstram que o PMCP exerceu impactos significativos sobre os desempenhos do grupo de tratamento nas disciplinas de matemática e português, com magnitudes equivalentes às encontradas em estudos de casos semelhantes na literatura. Nas estimativas principais foram encontrados impactos de cerca de 6 pontos na proficiência média em matemática e quase 3,5 para as provas de português. Contudo, os canais de transmissão destes efeitos, possivelmente, se deram mais por conta dos impactos no background familiar das crianças, em detrimento das ações mais direcionadas ao pré-natal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectEarly childhoodpt_BR
dc.subjectBackground familiarpt_BR
dc.subjectParental backgroundpt_BR
dc.subjectPré-natalpt_BR
dc.subjectPrenatalpt_BR
dc.subjectControle sintéticopt_BR
dc.subjectSynthetic controlpt_BR
dc.subjectPMCPpt_BR
dc.subjectPMCPpt_BR
dc.subject.cnpq6.03.06.00-9 Economia dos Recursos Humanospt_BR
dc.titleCondições iniciais e desempenho escolar: análise do programa mãe coruja pernambucanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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