https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| mirielydasilveiraferreira.pdf | 688.73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A importância do ensino de libras nas escolas para a inclusão de alunos surdos |
| Autor(es): | Ferreira, Miriely da Silveira |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
| Membro da banca: | Souza, Queila Érica Taligliatti |
| Resumo: | O presente artigo discute a educação inclusiva de surdos nas escolas regulares e como o ensino de Libras através de uma abordagem bilíngue é importante para esse processo de inclusão. Ensinar Libras nas escolas contribui não só para a interação dos alunos surdos, mas também para o ensino do respeito às diferenças. Saber conviver com as diferenças do outro é um dos maiores fatores para conseguirmos viver de fato uma sociedade inclusiva. A escola precisa estar preparada para que essa inclusão seja efetivamente exercida, considerando que a linguagem é uma das principais maneiras de comunicação e interação e por isso é necessário o ensino de Libras para que haja comunicação e interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. Este artigo foi desenvolvido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa através dos aportes teóricos de Bueno (2008), Grande (2006) e Sassaki (1998) na perspectiva de educação inclusiva, como também nas teorias dos autores Cromack (2004), Perlin (1998), Strobel (2008), Magnani (2007) e Lacerda (2006) a respeito da cultura e identidade surda na educação e Damázio (2007), Quadros (2005), Silva; Favorito (2008) sobre o modo de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos. Diante dos resultados do estudo podemos concluir o quanto a prática bilíngue contribui para a formação dos alunos e que através dessa prática é que promovemos a verdadeira inclusão |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Inclusão Libras Surdos Educação Bilíngue |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15593 |
| Data do documento: | 10-Jul-2023 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
