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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação de confiança no Jornalismo: percepção da audiência sobre notícias relacionadas à vacinação infantil contra COVID-19 veiculadas pela Folha de S.Paulo e O Globo no ambiente digital
Author: Duque, Ana Carolina Zamboni
First Advisor: Johnson, Telma Sueli Pinto
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Resumo: O presente trabalho busca estudar a percepção da audiência e suas relações de confiança diante da cobertura jornalística da grande mídia sobre a iniciativa do governo federal em realizar uma Consulta Pública, em nível nacional, sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. O objetivo central da pesquisa é compreender se há, e em que medida, um encadeamento entre relação de confiança na mídia e percepção da audiência, por meio dos comentários publicados pelos usuários nos websites dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Para isso, trabalhamos com os conceitos de confiança, mediação, agendamento, enquadramento e estudos de recepção. Uma metodologia mista foi adotada, combinando análise de conteúdo e análise de enquadramento, com técnicas quali-quantitativas, para estudar o material jornalístico produzido pelos veículos e os comentários dos usuários, especificamente sobre a Consulta Pública, nos websites de ambos os jornais, no período de 22 de dezembro de 2021 a 05 de janeiro de 2022. Observamos, em linhas gerais, um alinhamento nas relações de confiança entre a Folha de S. Paulo e seus leitores e um certo desalinhamento no caso do jornal O Globo com seus leitores.
Abstract: O presente trabalho busca estudar a percepção da audiência e suas relações de confiança diante da cobertura jornalística da grande mídia sobre a iniciativa do governo federal em realizar uma Consulta Pública, em nível nacional, sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. O objetivo central da pesquisa é compreender se há, e em que medida, um encadeamento entre relação de confiança na mídia e percepção da audiência, por meio dos comentários publicados pelos usuários nos websites dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Para isso, trabalhamos com os conceitos de confiança, mediação, agendamento, enquadramento e estudos de recepção. Uma metodologia mista foi adotada, combinando análise de conteúdo e análise de enquadramento, com técnicas quali-quantitativas, para estudar o material jornalístico produzido pelos veículos e os comentários dos usuários, especificamente sobre a Consulta Pública, nos websites de ambos os jornais, no período de 22 de dezembro de 2021 a 05 de janeiro de 2022. Observamos, em linhas gerais, um alinhamento nas relações de confiança entre a Folha de S. Paulo e seus leitores e um certo desalinhamento no caso do jornal O Globo com seus leitores.
Keywords: Jornalismo
enquadramento midiático
efeitos do enquadramento midiático
confiança
grande mídia
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15584
Issue Date: 29-Sep-2022
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



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