Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15570
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leonyoliveiradelima.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Competência midiática e teledramaturgia infantojuvenil: análise da produção criativa sobre Club 57 no Youtube
Autor(es): Lima, Leony Oliveira de
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Pelegrini, Christian Hugo
Membro da banca: Hereesel, João Paulo Lopes de Meira
Resumo: A complexificação da experiência estética dos produtos midiáticos ficcionais contemporâneos envolve aspectos produtivos que afetam a qualidade do audiovisual e a circulação, que exige a criação de universos cada vez mais elaborados.No caso da ficção infantojuvenil, isso não é diferente e, inclusive, existe uma necessidade de maior cuidado nas produções realizadas em razão do público-alvo. A competência midiática também é crucial, uma vez que, em uma cultura em que os limites entre produção e consumo se tornam cada vez mais tênues, ambos os lados devem ser munidos de domínios críticos e criativos para que a experiência possa impactar os sujeitos de maneira positiva. Neste trabalho, investigamos o trabalho de youtubers fãs da telenovela infantojuvenil Club 57, com o objetivo de analisar dimensões da competência midiática que estão em operação nessa nova dinâmica da experiência estética, que inclui a produção criativa de conteúdos a fim de expandir e discutir, ampliadamente, a telenovela e seus desdobramentos. Para tanto, utilizamos a metodologia proposta por Borges e Sigiliano (2021) e analisamos o material audiovisual da telenovela Club 57 em sua criação, entendendo seus planos de expressão, conteúdo e mensagem audiovisual a partir de parâmetros de qualidade propostos pelas autoras. Também abordamos os aspectos transmidiáticos e as estratégias de conversação empreendidas pela Nickelodeon para apoiar a circulação da telenovela. Por fim, analisamos a experiência estética a partir da produção criativa e análise crítica presente em três canais de youtubers fãs de Club 57: Telejuve, Central Club 57 e Filmologia, utilizando os conceitos de Ferrés e Piscitelli (2015) sobre a competência midiática.
Abstract: The complexification of the aesthetic experience of contemporary fictional media products involves productive aspects that affect the quality of the audiovisual and circulation, which requires the creation of increasingly elaborate universes. need for greater care in the productions carried out due to the target audience. Media literacy is also crucial, since, in a culture where the boundaries between production and consumption are becoming increasingly tenuous, both sides must be equipped with critical and creative domains so that the experience can impact subjects in a positive way. positive. In this work, we investigate the work of youtubers who are fans of the children’s telenovela Club 57, with the objective of analyzing dimensions of media literacy that are in operation in this new dynamic of the aesthetic experience, which includes the creative production of contents in order to expand and discuss, broadly, the telenovela and its aftermath. To do so, we used the methodology proposed by Borges and Sigiliano (2021) and analyzed the audiovisual material of the telenovela Club 57 in its creation, understanding its plans of expression, content and audiovisual message from the quality parameters proposed by the authors. We also address the transmedia aspects and conversational strategies undertaken by Nickelodeon to support the telenovela's circulation. Finally, we analyze the aesthetic experience from the creative production and critical analysis present in three channels of youtubers fans of the Club 57: Telejuve, Central Club 57 and Filmologia, using the concepts of Ferrés and Piscitelli (2015) on media competence.
Palavras-chave: Competência midiática
TV
Youtubers
Club 57
Telenovela infantojuvenil
Media literacy
Telenovela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15570
Data do documento: 15-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons