Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15541
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliocesarpontesdefigueiredo.pdf5.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da pressão atmosférica
Author: Figueiredo, Julio César Pontes de
First Advisor: Mel, Wilson de Souza
Referee Member: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Referee Member: Soares, Thales Costa
Resumo: É apresentado neste trabalho a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como metodologia para aula de Física. Nela são explanadas questões inseridas no tema de pressão atmosférica, empregando o uso da história da física e histórias em quadrinhos, juntamente com experiências de baixo custo, visando a promoção de aulas mais contextualizadas, diminuir a distância entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos de Física, possibilitando o desenvolvimento da visão crítica do aluno em relação à ciência e à construção do conhecimento científico. Foi elaborada uma sequência de ensino baseada nos 8 passos da UEPS e aplicada a uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada. Com o objetivo de avaliar a efetividade da proposta, foram coletados dados referentes às interações dos estudantes no desenvolvimento UEPS e às atividades realizadas, dentre elas questionários aplicados no início e no término da UEPS. Constatamos a efetividade da proposta organizada como UEPS. tanto pela análise da participação e interações dos estudantes, quanto pelo alto índice de acerto nas respostas aos questionários.
Abstract: This work presents the use of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) as a methodology for a Physics class. It explains issues related to atmospheric pressure, using the history of physics and comics, together with low-cost experiences, aiming to promote more contextualized classes, reduce the distance between the students' daily lives and the contents of Physics, enabling the development of the student's critical view in relation to science and the construction of scientific knowledge. A teaching sequence based on the 8 steps of UEPS was elaborated and applied to a class of the 2nd year of high school in a private school. In order to evaluate the effectiveness of the proposal, data were collected regarding the interactions of students in the development of UEPS and the activities carried out, including questionnaires applied at the beginning and end of UEPS. We verified the effectiveness of the proposal organized as UEPS. both for the analysis of the participation and interactions of the students, and for the high rate of correct answers to the questionnaires.
Keywords: Pressão hidrostática
História em quadrinhos
História da física
Experimentos de baixo custo
Ensino de física
Hydrostatic pressure
Comics
History of physics
Low cost experiments
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15541
Issue Date: 1-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons