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Clase: Tese
Título : Coro escolar: crenças e práticas de professores de música de Minas Gerais
Autor(es): Andrade, Débora
Orientador: Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Miembros Examinadores: Reis, Andreia Rezende Garcia
Miembros Examinadores: Bellochio, Cláudia Ribeiro
Miembros Examinadores: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Miembros Examinadores: Del-Ben, Luciana Marta
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa que se propôs a entender a relação dos professores de música com o fenômeno da desafinação vocal infantil, em coros escolares de Minas Gerais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores que atuam no campo. Procurou-se entender sua formação, identificar suas práticas e crenças em torno do tema, bem como desvelar a dinâmica do campo onde se dão tais práticas. Os dados foram analisados a partir dos processos de codificação e de categorização, orientados pelos trabalhos de Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). O resgate histórico da prática de canto coletivo, na escola brasileira de Educação Básica, se concentrou mais fortemente nos artigos publicadas na Revista do Ensino, criada em 1925 pela Diretoria da Instrução do Governo de Minas Gerais. O levantamento bibliográfico referente ao coro escolar, sobretudo ao contexto do Canto Orfeônico, viabilizou a identificação de crenças e práticas históricas, em torno do campo. Enquanto as teorias bourdieusianas forneceram bases para a compreensão i) das relações existentes entre habitus/capital, campo e prática e ii) de que habitus não é destino; a literatura dedicada à compreensão do desenvolvimento músico-vocal infantil apresentou bases para o questionamento de crenças como a do talento inato, bem como apresentou possibilidades pedagógicas para o ensino de crianças em estágios iniciais de desenvolvimento músico-vocal. A tese defendida neste trabalho é a de que o canto coral escolar, como expressão do ensino de música, é um fenômeno altamente complexo e contraditório, por sofrer com a disputa pela legitimidade da lógica do campo artístico e da lógica do campo educativo. Nesse contexto, a seleção vocal é um instrumento próprio da tradição conservatorial e, por isso, ligado à lógica do campo artístico, que acaba sendo impulsionada pela falta de compreensão do campo educativo. Em outras palavras, as duas lógicas em disputa se unem, fortalecendo a prática de seleção vocal, sendo ela explícita ou velada.
Resumen : This is a qualitative research that aimed to understand the relationship of music teachers with the phenomenon of children's vocal out of tune in elementary school choirs in Minas Gerais. To this end, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who work in the field. It was intended to understand their academic background, identify their practices and beliefs around the theme, as well as reveal the dynamics of the field where such practices take place. The information that emerged from the interviews was analyzed based on codification and categorization processes, guided by the work of Bogdan and Biklen (1994) and Farias, Impolcetto and Benites (2020). The history of orpheonic singing in Minas Gerais elementar schools was found, mainly, in the Revista do Ensino, created in 1925 by the Directorate of Education of that state. The literature review referring to the elementary school choir enabled the identification of historical beliefs and practices around the field. Bourdieu's theories helped to understand i) the existing relationships between habitus/capital, field and practice and ii) that habitus is not destiny; theories of children's musical-vocal development presented bases for questioning beliefs such as innate talent, as well as presented pedagogical possibilities for teaching children in the early stages of musical-vocal development. In this research, the thesis defended is that elementary school choral singing, as an expression of music teaching, is a highly complex and contradictory phenomenon, as it suffers from the dispute over the legitimacy of the logic of the artistic field and the logic of the educational field. In this context, vocal selection is an instrument typical of the conservatorial tradition and, therefore, linked to the logic of the artistic field, which ends up being driven by the lack of understanding of the educational field. This means that the two disputed logics unite, by strengthening the practice of vocal selection, whether explicit or veiled.
Palabras clave : Coro escolar
Coral infantil
Criança desafinada
Educação básica
Pierre Bourdieu
Elementary school chorus
Children´s choir
Uncertain singer child
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15520
Fecha de publicación : 16-may-2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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