Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15501
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardovicentedacunhajunior.pdf6.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Yara Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Helenice Aparecida Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCunha Júnior, Ricardo Vicente da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T16:04:54Z-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2023-06-21T16:04:54Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15501-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the reading practices undertaken in history classes, based on the assumption that teaching reading is a task for all areas of knowledge. In this sense, it assumes that the activity of reading demands specificities within each discipline in order to promote learning to read. The reflections of this research seek to relate Mikhail Bakhtin's philosophy of language, which highlights the centrality of language in social relations dialogically established between subjects, with authors from the field of history, especially those who focus on the concept of historical consciousness and history teaching . To this end, two methodological procedures were adopted: a bibliographic study of academic productions on the subject of teaching reading in history classes and an analysis of interactions carried out within the scope of Emergency Remote Teaching in three different years - 4th, 5th and 6th -, in a federal public school, aiming to identify how reading in history classes was carried out. In the light of the theoretical framework of the philosophy of language, we seek to analyze the dialogical relationships established within the scope of the digital platform in order to understand what characterizes a history text from its appropriation in the classes of this curricular component and which aspects characterize the mediation of the teacher in promoting the reading of texts of different genres in history classes, in the early and final years of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as práticas de leitura empreendidas nas aulas de história, partindo do pressuposto de que o ensino de leitura é tarefa de todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, parte do princípio de que a atividade de leitura demanda especificidades no interior de cada disciplina com vistas a promover a aprendizagem dessa prática. As reflexões desta pesquisa buscam relacionar a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, que evidencia a centralidade da linguagem nas relações sociais estabelecidas dialogicamente entre sujeitos, com autores do campo da história e do ensino de história. Para tanto, dois procedimentos metodológicos foram adotados: o estudo bibliográfico das produções acadêmicas acerca do tema do ensino de leitura na aula de história e a análise de interações realizadas no âmbito do Ensino Remoto Emergencial em três anos distintos do ensino fundamental 4º, 5º e 6º -, em uma escola pública federal, visando identificar como a leitura nas aulas de história eram realizadas. À luz do referencial teórico da filosofia da linguagem, buscamos analisar as relações dialógicas estabelecidas no âmbito da plataforma digital com vistas a compreender o que caracteriza um texto de história a partir da sua apropriação nas aulas desse componente curricular e quais aspectos que caracterizam a mediação docente na promoção da leitura de textos de diferentes gêneros nas aulas de história, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectFilosofia da linguagempt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectPhilosophy of languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO texto na aula de história e a formação do leitor no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons