https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15479
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
iancastrodesouza.pdf | PDF/A | 409.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Dificuldades nas análises e planejamentos de trabalhos de conclusão de curso na área da saúde da UFJF |
Author: | Souza, Ian Castro de |
First Advisor: | Coelho, Ângela Mello |
Referee Member: | Vieira, Marcel de Toledo |
Referee Member: | Chaoubah, Alfredo |
Resumo: | E possível encontrar em pesquisas recentes, resultados incorretos e/ou viesados devido a um descaso com o planejamento estatístico necessário para a realização do experimento, como foi o caso de alguns experimentos sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid 19, Chen et al. (2020) e Gautret et al. (2020). A partir disso teve-se a ideia de revisar TCCs de cursos da saúde (Farmácia e Fisioterapia) da UFJF disponibilizados digitalmente com o objetivo de catalogar as maiores dificuldades encontradas durante o planejamento, coleta de dados, análise e interpretação de dados a fim de conhecer e sugerir melhorias ao processo de pesquisa na graduação. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica, catalogação de metodologias observadas, análises utilizadas e verificação da adequação dessas metodologias caso a caso, fornecendo ao final uma maior compreensão do que vem sendo feito nos TCCs da Farmácia e Fisioterapia da UFJF. Os resultados encontrados mostram que as maiores dificuldades com os experimentos são amostras pequenas, pouca especificação das análises estatísticas realizadas, não aleatorização das parcelas analisadas e falta de considerações para indicar que os resultados obtidos se aplicam apenas à amostra realizada. Por fim, para mitigar esses inconformes é recomendado ao departamento de saúde que incentive o acompanhamento das pesquisas por um aluno de estatística para auxiliar na análise e descrever os procedimentos estatísticos realizados, promovendo uma maior integração e comunicação entre departamentos. |
Abstract: | Some results found in recent research proved to be incorrect and biased due to disregards in the statistical planning necessary to carry out the experiment, as was the case with some experiments regarding the use of chloroquine as treatment for Covid-19: Chen et al. (2020) and Gautret et al. (2020), this gave the idea to review End of Course Monografy’s of health related courses (pharmacy and physiotherapy) at UFJF wich were available digitally with the objective of cataloging the greatest difficulties encountered during planning, data collection, analysis and interpretation of data in order to know and suggest improvements to the graduation research process. Therefore, a bibliographic review was carried out, cataloging observed methodologies, analyzes used and verification of the adequacy of these methodologies on a case-by-case basis, providing at the end a greater understanding of what has been done in End of Course Monografy’s in the health area. The results found show that the greatest difficulties with the experiments are small samples, little specification of the statistical analysis performed, non-randomization of the analyzed parcels and lack of considerations to indicate that the results obtained apply only to the sample observed. Finally, to mitigate these nonconformities, it is recommended that the health department encourages the monitoring of undergrad researchers by a statistics course student to assist in the analysis and description of the statistical procedures performed, promoting a greater integration and communication between departments |
Keywords: | Planejamento Análise Revisão Planning Analysis Review |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15479 |
Issue Date: | 16-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Estatística - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.