Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15472
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizricardoalmadadeoliveira.pdf593.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Pollo, Tatiana Cury-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorOliveira, Luiz Ricardo Almada de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T15:36:03Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T15:36:03Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15472-
dc.description.abstractThe present study had two main objectives: 1) to perform a systematic literature review considering the studies that investigated the relationship between visual attention span and reading; and 2) to verify, empirically, if the visual attention span and rapid naming speed are related to reading due to a shared variance between them. The results of the literature review showed that the correlation between visual attention span and reading remains significant, regardless of variations in the school year and language of the participants. However, differences were detected in the correlation between visual attention span and reading as a function of the stimuli used in the reading tasks and the visual attention span measures used in the studies. The empirical research, conducted with 48 Brazilian Portuguese-speaking children, attending the 2nd or 5th grade of Elementary School, showed the following results: absence of significant correlation between visual attention and rapid naming speed and independent contribution of visual attention span and rapid naming speed for reading accuracy. Only rapid naming speed and phonological awareness predicted reading fluency and reading comprehension in the present study.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve dois objetivos principais: 1) realizar uma revisão sistemática da literatura considerando os estudos que investigaram a relação entre a amplitude visuoatencional e a leitura; e, 2) verificar, empiricamente, se a amplitude visuoatencional e a nomeação seriada rápida se relacionam com a leitura devido a uma variância compartilhada entre elas. Os resultados da revisão da literatura evidenciaram que a correlação entre a amplitude visuoatencional e a leitura se mantem significativa, independente de variações no ano escolar e na língua dos participantes. No entanto, foram detectadas diferenças na correlação entre a amplitude visuoatencional e a leitura em função dos estímulos utilizados nas tarefas de leitura e das medidas de amplitude visuoatencional utilizadas nos estudos. A pesquisa empírica, realizada com 48 crianças, falantes do Português Brasileiro, cursando o 2º ou o 5º ano do Ensino Fundamental, apresentou os seguintes resultados: ausência de correlação significativa entre a amplitude visuoatencional e a nomeação seriada rápida e contribuição independente da amplitude visuoatencional e da nomeação seriada rápida para a precisão de leitura. Apenas a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica predisseram a fluência e a compreensão de leitura no presente estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectAmplitude visuoatencionalpt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectVisual attention spanpt_BR
dc.subjectRapid naming speedpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA relação entre a amplitude visuoatencional e o desenvolvimento da leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons