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Tipo: Dissertação
Título: A relação entre a amplitude visuoatencional e o desenvolvimento da leitura
Autor(es): Oliveira, Luiz Ricardo Almada de
Primeiro Orientador: Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo
Membro da banca: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Membro da banca: Pollo, Tatiana Cury
Resumo: O presente estudo teve dois objetivos principais: 1) realizar uma revisão sistemática da literatura considerando os estudos que investigaram a relação entre a amplitude visuoatencional e a leitura; e, 2) verificar, empiricamente, se a amplitude visuoatencional e a nomeação seriada rápida se relacionam com a leitura devido a uma variância compartilhada entre elas. Os resultados da revisão da literatura evidenciaram que a correlação entre a amplitude visuoatencional e a leitura se mantem significativa, independente de variações no ano escolar e na língua dos participantes. No entanto, foram detectadas diferenças na correlação entre a amplitude visuoatencional e a leitura em função dos estímulos utilizados nas tarefas de leitura e das medidas de amplitude visuoatencional utilizadas nos estudos. A pesquisa empírica, realizada com 48 crianças, falantes do Português Brasileiro, cursando o 2º ou o 5º ano do Ensino Fundamental, apresentou os seguintes resultados: ausência de correlação significativa entre a amplitude visuoatencional e a nomeação seriada rápida e contribuição independente da amplitude visuoatencional e da nomeação seriada rápida para a precisão de leitura. Apenas a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica predisseram a fluência e a compreensão de leitura no presente estudo.
Abstract: The present study had two main objectives: 1) to perform a systematic literature review considering the studies that investigated the relationship between visual attention span and reading; and 2) to verify, empirically, if the visual attention span and rapid naming speed are related to reading due to a shared variance between them. The results of the literature review showed that the correlation between visual attention span and reading remains significant, regardless of variations in the school year and language of the participants. However, differences were detected in the correlation between visual attention span and reading as a function of the stimuli used in the reading tasks and the visual attention span measures used in the studies. The empirical research, conducted with 48 Brazilian Portuguese-speaking children, attending the 2nd or 5th grade of Elementary School, showed the following results: absence of significant correlation between visual attention and rapid naming speed and independent contribution of visual attention span and rapid naming speed for reading accuracy. Only rapid naming speed and phonological awareness predicted reading fluency and reading comprehension in the present study.
Palavras-chave: Amplitude visuoatencional
Nomeação seriada rápida
Leitura
Visual attention span
Rapid naming speed
Reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15472
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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