https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15290
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adelitaknopdasilvamontinoti.pdf | PDF/A | 12.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo de capacidade de carga de estaca raiz em solo arenoso - caso de obra: ponte sobre o rio Ronuro, no estado do Mato Grosso |
Autor(es): | Montinoti, Adelita Knop da Silva |
Primeiro Orientador: | Gonçalves , Juliane Cristina |
Co-orientador: | Ferreira, Guilherme Soldati |
Membro da banca: | Rodriguez, Tatiana Tavares |
Resumo: | As pontes e viadutos de concreto armado exigem fundações especiais, sejam elas superficiais ou profundas. Amplamente utilizadas, as fundações profundas exigem escavações através de estacas e ou tubulões. Cada projeto tem sua avaliação distinta, tendo como base qual parte da estrutura irá transferir solicitações e o quanto o solo pode resistir. Camadas de solo de diversos tipos e características intrínsecas, incluindo a existência ou não de nível d'água, nível este que varia de acordo com a localidade, o clima e a estação do ano, devem ser analisadas e estudadas, através da prospecção geológica, que irá definir qual a profundidade adequada deve penetrar a fundação a fim de suportar todas as solicitações advindas da estrutura. No presente Trabalho de Conclusão de Curso, estuda-se a capacidade de carga geotécnica de estacas raízes em solo arenoso a partir dos dados de solo do projeto em execução de uma ponte de concreto armado e protendido, com cerca de 140 metros de extensão e 8,8 metros de largura. Essa ponte se localiza na cidade de Paranatinga, no estado do Mato Grosso, e irá transpor um trecho do Rio Ronuro, na rodovia MT-130. Possuirá em sua conclusão cerca de 96 unidades de estaca raiz. No estudo, são empregados os métodos de Aoki & Velloso, Décourt & Quaresma e Cabral. Constata-se que o método de Décourt & Quaresma apresenta valores menores de carga admissível geotécnica, sendo mais conservador e a favor da segurança quando comparado aos métodos de Aoki & Velloso e de Cabral, para a situação de estaca raiz em solo arenoso. |
Abstract: | Reinforced concrete bridges and viaducts require special foundations, whether superficial or deep. Widely used, deep foundations require excavations through piles and/or pipes. Each project has its own distinct assessment, based on which part of the structure will transfer stress and how much the soil can withstand. Soil layers of different types and intrinsic characteristics, including the existence or not of a water level, a level that varies according to the location, climate and season of the year, must be analyzed and studied, through geological prospecting, which will define what the appropriate depth must penetrate the foundation in order to support all the requests arising from the structure. In this Course Completion Work, the geotechnical load capacity of root piles in sandy soil is studied from the soil data of the project in execution of a bridge of reinforced and prestressed concrete, with about 140 meters of extension and 8 .8 meters wide. This bridge is located in the city of Paranatinga, in the state of Mato Grosso, and will cross a section of the Ronuro River, on the MT-130 highway. It will have about 96 units of root cuttings when completed. In the study, the methods of Aoki & Velloso, Décourt & Quaresma and Cabral are employed. It appears that the Décourt & Quaresma method presents lower geotechnical admissible load values, being more conservative and in favor of safety when compared to the Aoki & Velloso and Cabral methods, for the root pile situation in sandy soil. |
Palavras-chave: | Capacidade de carga geotécnica Estaca raiz Solo arenoso Geotechnical bearing capacity Root pile Sandy soil |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15290 |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons