Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1520
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marceloromero.pdf4.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Lobo, Valéria Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766244E9pt_BR
dc.contributor.referee1Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786420D6pt_BR
dc.contributor.referee2Bom Jardim, Fernando Perlatto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.creatorRomero, Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T21:56:48Z-
dc.date.available2016-05-16-
dc.date.available2016-06-27T21:56:48Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1520-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the series of images produced by Arnaldo Angeli Filho (1956), the cartoonist Angeli, on the government of Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), entitled FHC: unauthorized biography. Objectively characterize the interpretation developed by the artist on the ruler's political practice by identifying and systematization of enunciation strategies of their political criticism. He sought to show that the charges analyzed prevails the tone of fractious political criticism, and biting and confusing, own the conformadora imagery tradition of caricature art since the eighteenth century, despite the subsumption of artistic production designer to the political language of the journal that ran , the newspaper Folha de S.Paulo. Thus was conceived the cartoon as a historical reference through which one can access the linguistic context that was his correspondent, whose analysis allows to recognize the practical and political conflicts expressed by the historical actors that formed as interlocutors of the political debate in Brazil at the end of the twentieth century.pt_BR
dc.description.resumoEssa tese analisa a série de imagens produzidas por Arnaldo Angeli Filho (1956), o chargista Angeli, sobre o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), intitulada FHC: biografia não-autorizada. Objetiva caracterizar a interpretação elaborada pelo artista sobre a prática política do governante por meio da identificação e sistematização das estratégias de enunciação da sua crítica política. Procurou demonstrar que nas charges analisadas prevalece o tom da crítica política irascível, além de mordaz e desconcertante, próprio da tradição imagética conformadora da arte caricatural desde o século XVIII, não obstante a subsunção da produção artística do desenhista à linguagem política do periódico que a veiculou, o jornal Folha de S.Paulo. Assim, concebeu-se a charge como um referente histórico por meio do qual se pode acessar o contexto linguístico que lhe foi correspondente, e cuja análise permite reconhecer as práticas e os conflitos políticos expressos pelos atores históricos que se constituíram como interlocutores do debate político no Brasil ao final do século XX.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectAngelipt_BR
dc.subjectGoverno Fernando Henrique Cardosopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectAngelipt_BR
dc.subjectGovernment of Fernando Henrique Cardosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO governo Fernando Henrique Cardoso na charge de Angeli: os tons e contornos da crítica política no traço do artistapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones: Doutorado em História (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.