Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leonardobertholdodeassis.pdf1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A formação do usuário de estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratórias
Autor(es): Assis, Leonardo Bertholdo de
Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Miembros Examinadores: Rodrigues, Chang Kuo
Miembros Examinadores: Reis, Frederico da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar e analisar como atividades exploratórias podem contribuir para a formação do usuário de Estatística, que deve ser um cidadão crítico e ativo diante de informações estatísticas. O trabalho fundamentou-se teoricamente em aspectos da Educação Estatística, com foco nas competências estatísticas, literacia estatística, raciocínio estatístico e pensamento estatístico. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do curso de Administração que já haviam estudado a disciplina Estatística básica anteriormente. Foram aplicadas três atividades para a verificação do desenvolvimento das competências nos alunos através da análise dos registros das resoluções. Os resultados obtidos apontam positivamente para o desenvolvimento, principalmente do pensamento estatístico, que julgamos essencial para a formação do usuário de estatística.
Resumen : This study aims to observe and analyze how exploratory activities can contribute to the formation of the statistical user, which is a critical and active citizen on statistical information. The work is theoretically grounded in aspects of Statistics Education, focusing on statistics skills: statistical literacy, statistical reasoning and statistical thinking. The field research was conducted with Management Course students who had already studied the basic Statistics course before. Three activities to verify the development of skills in students by analyzing the records of the resolutions were applied. The results point to a positive development, especially of statistical thinking, which we consider essential for the formation of the statistical user.
Palabras clave : Usuário de Estatística
Competências estatísticas
Ensino de Estatística
Atividades exploratórias
Statistical user
Statistical skills
Educational statistics
Exploratory activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516
Fecha de publicación : 4-dic-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.