Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardobertholdodeassis.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A formação do usuário de estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratórias
Author: Assis, Leonardo Bertholdo de
First Advisor: Bastos, Ronaldo Rocha
Referee Member: Rodrigues, Chang Kuo
Referee Member: Reis, Frederico da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar e analisar como atividades exploratórias podem contribuir para a formação do usuário de Estatística, que deve ser um cidadão crítico e ativo diante de informações estatísticas. O trabalho fundamentou-se teoricamente em aspectos da Educação Estatística, com foco nas competências estatísticas, literacia estatística, raciocínio estatístico e pensamento estatístico. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do curso de Administração que já haviam estudado a disciplina Estatística básica anteriormente. Foram aplicadas três atividades para a verificação do desenvolvimento das competências nos alunos através da análise dos registros das resoluções. Os resultados obtidos apontam positivamente para o desenvolvimento, principalmente do pensamento estatístico, que julgamos essencial para a formação do usuário de estatística.
Abstract: This study aims to observe and analyze how exploratory activities can contribute to the formation of the statistical user, which is a critical and active citizen on statistical information. The work is theoretically grounded in aspects of Statistics Education, focusing on statistics skills: statistical literacy, statistical reasoning and statistical thinking. The field research was conducted with Management Course students who had already studied the basic Statistics course before. Three activities to verify the development of skills in students by analyzing the records of the resolutions were applied. The results point to a positive development, especially of statistical thinking, which we consider essential for the formation of the statistical user.
Keywords: Usuário de Estatística
Competências estatísticas
Ensino de Estatística
Atividades exploratórias
Statistical user
Statistical skills
Educational statistics
Exploratory activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1516
Issue Date: 4-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.