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Type: Dissertação
Title: Religião, cinema e contracultura – a dimensão existencial nas comunidades alternativas sob as lentes cinematográficas
Author: Martins, Marcelo Massi
First Advisor: Pieper , Frederico
Referee Member: Huff Júnior, Arnaldo Érico
Referee Member: Calvani, Carlos Eduardo Brandão
Resumo: O objetivo desta pesquisa está em trabalhar a partir de algumas propostas por Paul Tillich sobre a relação entre arte e religião, para compreender melhor sobe as possibilidades de definição e manifestação da religião em nosso meio. A contracultura é um recorte histórico para uma análise do ser humano na contemporaneidade, e o cinema é parte importante de nossa produção cultural e da manifestação da espiritualidade humana, expressão do Incondicionado que se apresenta enquanto cultura, cultura como substância da religião. Buscamos demonstrar que por trás das ideias libertárias deste movimento juvenil, permearam uma profunda base espiritual. O movimento hippie fora valorizado na construção das narrativas escolhidas, como na representação do ideal de vida alternativa e comunitária, pois os jovens não desejavam mais serem identificados com os valores tradicionais, tanto no âmbito social quanto religioso institucional. Adotamos uma ideia mais ampla de religião, fora das definições institucionais para melhor analisar os filmes escolhidos e entender suas proximidades com o sentimento religioso, manifesto na interação entre seus personagens, nas construções e subversões de mundos elaborados pelo cinema, assim como feito pela religião. O cinema é capaz de criar mundos, ou desestabilizá-los por meio de sua linguagem, de forma que essas criações podem nos levar a reflexões sobre nossa existência fora das telas, dado o sentido existencial questionado pela arte
Abstract: This research aims at to investigate the relationship between art and religion from some thoughts proposed by Paul Tillich. We want to provide a better understanding the possibilities of definition and manifestation of religion in our context. The counterculture is a historical moment for an analysis of the human being in contemporary times, and the movies are an important part of our cultural production and the manifestation of human spirituality, an expression of the Unconditioned that presents itself as culture, culture as the substance of religion. We intend to demonstrate that behind the libertarian ideas of this youth movement lies a deep spiritual base. The hippie movement had been valued in the construction of narratives, as in the representation of the alternative ideal and community life, as young people no longer wanted to be identified with traditional values, both in the social and institutional religious spheres. We have adopted a broader idea of religion beyond the institutional definitions, in order to better analyse the chosen films and understand their proximity to religious sentiment, manifest in the interaction between their characters, in the constructions and subversions of worlds created by cinema, as well as by religion. The movies are able of creating worlds, or destabilizing them through their language, in a way that these creations can lead us to reflections on our existence outside the screens, given the existential meaning questioned by art
Keywords: Teologia da cultura
Contracultura
Cinema
Religião
Theology of culture
Counterculture
Movie theatre
Religion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00301
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15148
Issue Date: 4-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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