Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilatassinascimento.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do ensino fundamental: escolhas docentes
Author: Nascimento, Camila Tassi
First Advisor: Monteiro, Sandrelena da Silva
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Marin, Angela Helena
Resumo: Compreendendo que a literatura infantil exerce importante papel na formação humana, uma vez que é capaz de contribuir para a construção de sujeitos críticos e reflexivos, e que os livros de literatura infantil fazem parte do cotidiano escolar, a presente pesquisa buscou conhecer que critérios docentes usam para a escolha de livros de literatura infantil do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A fim de impulsionar as entrevistas com as docentes, acerca dos livros de literatura infantil e do que estabelecem como critérios para escolhê-los, selecionamos, dentre os livros do PNLD Literário 2018, aqueles que apresentaram maior incidência de escolha pelas escolas da rede municipal na qual as docentes trabalham. Para que pudéssemos identificar nas falas das docentes os critérios que nortearam a escolha dos títulos de literatura infantil e verificar a participação na escolha dos livros do PNLD Literário, adotamos como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (2016). Assim, foi possível constatar que predomina, dentre os critérios, a escolha de livros de literatura infantil enquanto recurso didático a ser usado em sala de aula, especialmente para o ensino de leitura e escrita.
Abstract: Acknowledging that children's literature plays an important role in human formation, since it is able to contribute to the construction of critical and reflective people, and that children's literature books are part of everyday school life, the present research sought to understand the criteria teachers use for the choice of children's literature books from the 1st to the 3rd year of Elementary School. In order to encourage the interview with the teachers about children's literature books and also about the criteria they establish for choosing them, we selected, among the books of the “PNLD Literário 2018”, those that were more often chonsen from schools in the municipal network in which the teachers work. The teacher’s speeches were analysed in order to identify the criteria that guide the choice of children's literature books and verify the participation in the choice of PNLD Literário books. To do this, we adopted Content Analysis as a research methodology according to Bardin's (2016) guidelines. It was possible to verify that, among the criteria, the possibility of using children's literature books as a didactic resource to be used within the classroom, especially for teaching reading and writing, predominates.
Keywords: Literatura infantil
PNLD literário
Critérios de escolha
Children's literature
Choice criteria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15146
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons