https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| janainapaoladasilva.pdf | 185.88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Alfabetização e letramento de alunos surdos: desafios e perspectivas no ensino remoto e presencial | 
| Author: | Silva, Janaína Paola | 
| First Advisor: | Santiago, Mylene Cristina | 
| Referee Member: | Souza, Queila Érica Taligliatti de Souza | 
| Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar os desafios e perspectivas vivenciadas na alfabetização dos alunos surdos, a partir do ensino presencial e remoto, tal como analisar as questões pertinentes em relação às escolas públicas, vividas por educadores, educandos e família, em tempos pandêmicos e não pandêmicos. Diante da crise sanitária do COVID-19, o ensino remoto foi planejado de forma emergencial em meados de março de 2020 quando foram suspensas as aulas presenciais, a intenção do governo federal foi substituir o ensino presencial pelo ensino remoto e garantir a educação a todos. Portanto, vamos observar através de artigos e lives, quais estratégias usadas pelas escolas, atentando-se, para quais práticas pedagógicas que os educadores empregam de uma forma remota e presencial, quando se refere a educação de crianças surdas na fase de alfabetização. Essa primeira fase é um processo em que o estudante está ingressando em uma nova etapa, conhecendo novos caminhos, entrando efetivamente no mundo da leitura e da escrita. De acordo com Ferreiro (1987), a alfabetização não é um processo de percepção e memorização, e para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir conhecimento e compreender o que a leitura e a escrita representam. No entanto, a apropriação da escrita pelos surdos acontece de forma diferente, já que eles possuem impedimento auditivo, o que torna a aprendizagem da escrita mais difícil, mesmo que ambas sejam visuais - Libras e escrita do português - porém com estruturas de construção gramatical diferenciadas. Desse modo vamos analisar os desafios e perspectivas vividas pelos alunos surdos na escolarização durante a alfabetização, no ensino remoto e no ensino presencial. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Alfabetização Letramento Aluno Surdo Ensino remoto Desafios Perspectivas  | 
| CNPq: | Educação | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121 | 
| Issue Date: | 5-Aug-2022 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
This item is licensed under a Creative Commons License
    
    
		
					