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dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.creatorTeixeira, Beatriz Soares-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T15:14:22Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-02-27T15:14:22Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15115-
dc.description.abstractThis term paper aims to investigate how the autonomy of a group of young children (from 4 years old to 5 years and 11 months old) occurs within an activity room of a public school in Juiz de Fora, in view of the spatial organization and the activities proposed by the teachers. The theoretical references used to support the research are Lev Vigotski, Emmi Pikler, Maria Montessori and Loris Malaguzzi, who highlight the role of the environment in education and child development. Autonomy is understood here as the child's ability to choose from the psychic resources they have in their relationship with the environment. The production of data was done through eleven observations of 20 children and three teachers from the first period class, which were recorded through photography and a logbook. Four situations were analyzed. The results indicate that the teachers' actions at times encourage the occurrence of children's autonomous activity, and at others, they do not. Likewise, the spatial organization of the room does not fully favor the children's autonomy. It is hoped that this research will contribute to the expansion of discussions and reflections on the role of spatial organization in promoting children's autonomy.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de investigar como a autonomia de um agrupamento de crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses) ocorre dentro de uma sala de atividades de uma escola da rede pública de Juiz de Fora frente à organização espacial e as atividades propostas pelas professoras. Os referenciais teóricos utilizados para embasar a pesquisa são Lev Vigotski, Emmi Pikler, Maria Montessori e Loris Malaguzzi, que destacam o papel do ambiente na educação e desenvolvimento infantil. A autonomia é aqui compreendida como capacidade de escolha da criança a partir dos recursos psíquicos que dispõem na sua relação com o meio. A produção dos dados foi feita por meio de onze observações de 20 crianças e três professoras da turma do primeiro período, que foram registradas através de fotografia e diário de bordo. Foram analisadas quatro situações. Os resultados indicam que as ações das professoras em alguns momentos incentivam a ocorrência da atividade autônoma das crianças, e em outros, não. Igualmente, a organização espacial da sala não favorece totalmente a autonomia das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua para a ampliação das discussões e reflexões sobre o papel da organização espacial na promoção da autonomia infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectOrganização espacialpt_BR
dc.subjectSala de atividadespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectSpatial organizationpt_BR
dc.subjectActivity roompt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAutonomia das crianças e organização espacial da sala de atividades de uma escola pública de educação infantil do município de Juiz de Fora/ MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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